
A Heringer, anunciou a sua venda para líder mundial em produção de fertilizantes, a EuroChem. Empresa brasileira será comandada pelos Suíços!
Uma das maiores empresas do Brasil, a Fertilizantes Heringer, companhia que era, até então, controlada pela família Heringer, e que tem um longo histórico de investimentos e participações no setor agrícola brasileiro, anunciou a sua venda para uma das maiores produtoras de fertilizantes do mundo, a EuroChem. Confira abaixo o comunicado e as novidades para o setor!
EuroChem Group AG (doravante “EuroChem” ou “Grupo”), um dos principais produtores globais de fertilizantes, anuncia que concluiu a compra do controle acionário da distribuidora brasileira Fertilizantes Heringer SA, com 51,48% das ações, fortalecendo ainda mais sua capacidade de produção e distribuição em um dos mercados de nutrientes agrícolas mais importantes do mundo, o Brasil.
Foi no ano de 1968, em que se deu a constituição da Fertilizantes Heringer pelo engenheiro agrônomo Dalton Dias Heringer, como uma empresa individual em Manhuaçu – Minas Gerais, fornecendo fertilizantes aos produtores de café. A empresa cresceu e se tornou uma das maiores do setor agrícola no país e, agora, vai ganhar um dono gringo!
A produção de fertilizantes na Rússia possui empresas entre as maiores produtoras de fertilizantes mundiais, como a PhosAgro, Uralkali, Acron e a EuroChem (apesar de ter sua base na Suíça, possui um número expressivo de minas e indústrias na Rússia).
Nesta segunda (28), a Heringer publicou fato relevante informando a conclusão da venda da empresa para a suíça EuroChem, um dos maiores produtores de fertilizantes do mundo.
Porém, no encontro que teve com analistas nesta terça (29), não apresentou detalhes da operação. A assembleia geral extraordinária da companhia será dia 31 deste mês, quando investidores devem ter mais informações.
A Heringer comercializa e distribui aos seus clientes fertilizantes básicos, fórmulas NPK e fertilizantes especiais, todos devidamente registrados no MAPA, conforme exigido pela regulamentação vigente. Adicionalmente, a Companhia oferece a seus clientes diversos serviços, tais como programas de incentivo a análise de solo, palestras técnicas para o produtor rural, suporte pré e pós venda, além de orientação técnica e especializada.
Cada uma de suas unidades de produção possui parcerias com diversos laboratórios externos em todo país para realização de análises de solo. A fim de incentivar a realização dessas análises por parte dos produtores, arcamos, na maioria das vezes, com parte de seus custos, além de oferecer recomendações técnicas adequadas as necessidades específicas de cada cultura.

Após venda da Heringer deve reabrir uma das 3 unidades hibernadas
A Heringer informou ainda a analistas de mercado que a companhia, após o encerramento da Recuperação Judicial (RJ) concedida pela Justiça no último dia 22, deve retomar as atividades neste primeiro semestre da unidade do Rio Grande (RS).
Com isso, a companhia manteria apenas duas unidades hibernadas (Paranaguá-PR e Porto Alegre-RS) das três que pararam as atividades no período recente da RJ. Atualmente, a Heringer tem 11 unidades em atividade.
Em 22 de março, a 2ª Vara Cível da Comarca de Paulínia concedeu o pedido de encerramento da Recuperação Judicial requerido pela companhia em 16 de fevereiro de 2022.
Outras aquisições no Brasil pela EuroChem
O Grupo EuroChem (doravante ‘EuroChem’, ou ‘o Grupo’), líder global na produção de fertilizantes, informa que concluiu a aquisição do projeto de fosfato Serra do Salitre, em Minas Gerais, no sudeste do Brasil. A EuroChem assumiu, a partir de 22 de fevereiro, a mina e a planta, em estágio avançado, sendo a primeira unidade de mineração do Grupo fora da Europa.
O complexo é composto por uma mina de fosfato a céu aberto com mais de 350 milhões de toneladas métricas (MMT) de reservas e uma planta com capacidade de produção de 1 MMT de fertilizantes por ano. O valor do negócio foi de US$ 452 milhões e a EuroChem investirá um valor semelhante para implementar integralmente o projeto.
A produção de fertilizantes deve ser iniciada em 2024 e atingir a capacidade total em 2025. Destaca-se que a mina e a planta de processamento estão atualmente em operação e produzem cerca de 500 KMT de rocha fosfática.

- Brics deve avançar no uso de moedas locais entre os países-membros
- Abag vê com preocupação a interrupção das novas contratações de financiamentos rurais
- Faturamento da Frimesa cresce 7,5% em 2024 e atinge R$ 6,5 bilhões
- Haddad diz que governo vai editar MP para garantir Plano Safra
- Investimentos reduzem o custo de produção e aumentam a eficiência na pecuária
Sobre a EuroChem
Estabelecer uma pA EuroChem é uma das líderes globais em produção de fertilizantes e uma das três empresas do mundo com capacidade de fabricação dos três grupos de nutrientes primários: nitrogênio, fosfatos e potássio. Verticalmente integrada, a EuroChem está expandindo sua capacidade de produção e distribuição nas principais regiões do mundo.
O crescimento da empresa é impulsionado principalmente pelo ramp-up de dois projetos de potássio em grande escala e pelas novas instalações de amônia e ureia de última geração, e sustentado pela eficiência operacional em toda sua cadeia de valor.
O Grupo possui importantes unidades de produção na Rússia, Bélgica, Cazaquistão e Lituânia, empregando mais de 27.000 pessoas em 40 países e com a comercialização de seus produtos em mais de 100 países. Na América do Sul, a EuroChem está presente no Brasil e na Argentina. No último ano, a empresa entregou cerca de 6 milhões de toneladas de fertilizantes ao mercado brasileiro.