Sucesso nos EUA, produto reduz estresse e aumenta produção do gado

Um dos grandes problemas da pecuária brasileira é o estresse do gado, seja ela de pasto ou confinamento; produto FerAppease da Ouro Fino Saúde Animal promete redução do estresse dos bovinos

Devido às suas diversas causas e fatores desencadeantes, o estresse é um recorrente problema na bovinocultura de corte e de leite brasileira. Isso ocorre pelo fato dessa reação estimular diversos efeitos negativos nos ruminantes, consequentemente prejudicando os resultados da produção.

O estresse é a reação natural a um conjunto de estímulos ambientais como dor, medo, fome, calor, frio, sede, entre outras situações agressivas que sobrecarregam os sistemas de controle e regulação da homeostase (propriedade auto-reguladora do organismo que faz a manutenção do equilíbrio interno e essencial ao corpo).

Outro fator que devemos levar em consideração são as raças de maior uso no Brasil. Cerca de mais de 80% do total do rebanho comercial brasileiro é composto por animais da raça Nelore ou azebuado, animais que são mais reativos que raças taurinas de origem europeia. Essa reatividade impacta na produtividade dos animais campo. Para ajudar com esse problema da pecuária brasileira a Ouro Fino Saúde Animal acaba de lançar no Brasil, de forma inédita, o FerAppease.

O que é o FerAppease?

Depois de lançar FerAppease, um análogo sintético à substância apaziguadora materna, para suínos, a Ourofino Saúde Animal traz para o mercado brasileiro com exclusividade outra novidade: FerAppease para bovinos. A substância é específica para cada espécie e por isso os produtos aparecem em versões distintas no mercado.

O produto pode ser utilizado em diversos momentos ao longo de todo o ciclo de vida dos bovinos, como no parto, tanto para as vacas como para os bezerros; na desmama, evitando o estresse da separação das mães; em quaisquer situações de transporte, ou mesmo na entrada de confinamentos. Sucesso nos Estados Unidos, com mais de 15 milhões de doses utilizadas em bovinos, o produto apresenta resultados em diversas áreas.

Estudos realizados com FerAppease mostram que a utilização do produto reduz os níveis de cortisol, resultando na manutenção da hidratação e das reservas energéticas, reduzindo inflamações, aumentando o consumo de matéria seca, além de reduzir taxas de morbidade e de mortalidade, resultando em ganho produtivo refletido no bolso do produtor. São inúmeros benefícios que o produto apresenta para o mercado, representando conforto para os animais e produtividade garantida”, comenta Ivan Fernandes, diretor da unidade de negócios de Bovinos e Equinos na Ourofino Saúde Animal.

Em estudos realizados com o produto para bovinos de leite foi constatada a redução de cortisol de 5,34 pg/mg para 4,79 com o uso do produto. A incidência de diarreia baixou para 58,6% com o uso de FerAppease frente 70,8% sem o uso do produto. FerAppease demonstra excelentes resultados também com a redução da mortalidade de bezerros de 7,8% para 2,4% nas propriedades analisadas. Já o ganho de peso das bezerras passou de 126 kg para 131 kg em comparação dos animais que utilizaram a novidade versus o grupo controle.

Quando se considera o segmento de bovinos de corte, os estudos mostram efeitos significativos na redução de 30% do cortisol após manejo intenso, redução de 21% nas pneumonias causadas por Mycoplasma, redução de 83% na mortalidade por pneumonia. Já o aumento de peso vivo de animais foi de 61% e a taxa de cura de doenças respiratórias bovinas melhorou 50% apenas com um tratamento com antibiótico.

“FerAppease oferece versatilidade para as propriedades rurais. Sem carência e sem contraindicação, o produto será comercializado em frascos de 300 ml e de 4 litros. Com concentração de 10% de ativo e dosagem de 10 ml por animal, a aplicação é simples, em duas regiões: 5 ml no chanfro, perto do focinho dos animais, e 5 ml na nuca”, explica Bruno Freitas, gerente de marketing na Unidade de Negócios de Bovinos e Equinos da Ourofino.

“A vinda desse produto para o portfólio complementa os protocolos de entrada de confinamento, além de permitir versatilidade quando utilizado em fazendas de leite e nos sistemas de cria de corte. Seus benefícios técnicos são incomparáveis, representando uma das mais importantes inovações dos últimos tempos”, complementa Ingo Mello, do Departamento Técnico da Unidade de Negócios de Bovinos e Equinos da Ourofino.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM