No milho, a safra caiu para 65,4 milhões de toneladas, ante 66,8 milhões de toneladas no mês passado e 69,7 milhões no ano passado
A consultoria Strategie Grains cortou nesta quinta-feira todas as suas previsões para as safras de grãos deste ano na União Europeia, ao ajustar as estimativas de trigo e cevada conforme a colheita avança no bloco e aponta para um clima seco que ameaça os campos de milho.
A safra de trigo da UE é esperada em 123,3 milhões de toneladas, abaixo dos 124,4 milhões projetados em junho e abaixo dos 129,9 milhões de toneladas (volume revisado) colhidos no ano passado, informou em um relatório mensal.
A colheita de cevada foi vista em 49,6 milhões de toneladas, ante 50,3 milhões no mês passado e 51,9 milhões em 2021.
A consultoria francesa já havia reduzido suas estimativas de safra de trigo e cevada no mês passado, citando condições excessivamente secas durante a primeira metade da estação de cultivo em muitos países.
No milho, a safra caiu para 65,4 milhões de toneladas, ante 66,8 milhões de toneladas no mês passado e 69,7 milhões no ano passado.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
“A escassez recorrente de água e o clima quente em muitas zonas de produção estão afetando negativamente o potencial de rendimento”, disse a Strategie Grain, ecoando os crescentes temores de danos às colheitas de milho deste ano.
No mercado de trigo, o analista manteve sua previsão de exportação da UE praticamente inalterada em 30,4 milhões de toneladas, com base na forte competitividade contra origens rivais e vendas dinâmicas durante as primeiras semanas da campanha.
As previsões da Strategie Grains foram baseadas em exportações marítimas atingindo 30% a 50% da capacidade normal, mas a perspectiva não foi definida, dadas as negociações em andamento para garantir um corredor de exportação para as exportações de grãos ucranianos, disse.
A Ucrânia é um dos maiores exportadores mundiais de milho, trigo e oleaginosas, com a Rússia e a União Europeia entre seus principais concorrentes nos mercados de exportação.
As exportações russas foram vistas em cerca de 40 milhões de toneladas, mas podem ser pelo menos 5 milhões de toneladas maiores se a Rússia colher mais de 89 milhões de toneladas, disse a Strategie Grains.
Fonte: Reuters