Startup pré-acelerada pelo Avança Café é uma das vencedoras do Prêmio Assembleia de MG

A premiação objetiva apoiar soluções inovadoras voltadas para mitigar os impactos da crise climática em Minas Gerais, oferece um aporte financeiro de R$ 60.000,00 e acesso a um programa de aceleração para os projetos selecionados

A startup Green Growth AI, premiada em terceiro lugar no Programa Avança Café 2024, pré-incubada no tecnoPARQ da Universidade Federal de Viçosa, é uma das vencedoras do Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC). A premiação objetiva apoiar soluções inovadoras voltadas para mitigar os impactos da crise climática em Minas Gerais, oferece um aporte financeiro de R$ 60.000,00 e acesso a um programa de aceleração para os projetos selecionados.

A Green Growth AI atua na interseção entre inteligência artificial, geoprocessamento e agricultura de precisão, desenvolvendo soluções tecnológicas que otimizam a produção agrícola ao mesmo tempo em que reduzem os impactos ambientais. Entre suas inovações destacam-se ferramentas como o Mapa de Falhas, que identifica áreas problemáticas nas lavouras; o Mapa de Contagem de Plantas, que otimiza o uso de insumos; e a Solução de Pulverização Pontual, que promove a aplicação precisa de fertilizantes e agroquímicos, reduzindo o desperdício e os impactos ambientais.

No Avança Café 2024, a Green Growth AI destaca o uso de machine learning, redes neurais e processamento de imagens de drones para revolucionar a agricultura de precisão no café. A startup visa identificar pragas e doenças de café com alta precisão, otimizar o uso de recursos e maximizar a eficiência no campo, transformando dados em decisões que resultam em práticas agrícolas sustentáveis e lucrativas.

A startup identifica o problema da baixa produtividade agrícola e a exposição humana a tarefas perigosas, como a pulverização tradicional. As soluções propostas para a cultura do café visam aumentar a produtividade, reduzir o consumo de água e herbicidas por meio de pulverização pontual e monitoramento contínuo.

Um marco para a sustentabilidade em Minas Gerais

O Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação não apenas reforça a importância do engajamento coletivo e do desenvolvimento de práticas sustentáveis, mas também posiciona Minas Gerais como um estado exemplar na busca por soluções climáticas e práticas sustentáveis. Para a Green Growth AI, essa conquista representa não apenas um reconhecimento, mas também um impulso significativo para levar suas soluções ao próximo nível. “Esse prêmio é mais que uma conquista, é um lembrete de que juntos podemos fazer a diferença,” destacaram os representantes da empresa em nota oficial. A startup já se consolida como um exemplo de que tecnologia e sustentabilidade podem caminhar juntas, mostrando que é possível aliar inovação ao cuidado com o planeta.

O papel do tecnoPARQ no ecossistema de inovação

O tecnoPARQ celebra a vitória da Green Growth AI como um exemplo do impacto positivo gerado pelo ecossistema de inovação de Viçosa. O parque tecnológico não apenas oferece infraestrutura e suporte técnico para startups, mas também promove programas de aceleração, como o qual a Green Growth AI foi campeã em 2024.

A Embrapa, por meio da parceria com a Universidade Federal de Viçosa, integrante do Consórcio Pesquisa Café e o tecnoPARQ, reafirmam o compromisso em fomentar a inovação tecnológica e com isso fortalecem os apoios institucionais que permitem a geração de novas empresas na modalidade startup.

Sobre o Avança Café

O Avança Café é um programa de pré-aceleração de startups idealizado pela Embrapa Café e executado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), por meio do Parque Tecnológico e Científico da Universidade Federal de Lavras (LavrasTec). O programa está vinculado à carteira de projetos do Consórcio Pesquisa Café e tem por objetivo o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para a cadeia produtiva do café, a fim de impulsionar empresas e projetos nascentes.

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM