Startup oferece previsão do tempo em tempo real por talhão

Startup de meteorologia oferece previsão e climatologia; entre as soluções estão a previsão imediata de chuva e de seu deslocamento nas próximas duas horas

A startup Weather Service Agro (WS) disponibiliza ao produtor rural brasileiro soluções inéditas e exclusivas em previsão de chuvas e descargas elétricas com exatidão de duas horas, além de condições de precipitação ao longo do tempo e balanço hídrico, especificadas por fazenda e talhão.

As informações são apresentadas em um aplicativo que já está disponível gratuitamente para acesso, enquanto está em fase de testes, ou no site da empresa. Segundo o meteorologista e sócio da WS, Luiz Augusto Toledo Machado, após esse período, os interessados terão acesso aos dados mediante uma assinatura. “As informações meteorológicas e observações satelitais da superfície são fundamentais para melhorar a gestão das lavouras e uso dos insumos. Utilizadas de forma integrada oferecem ao produtor rural ou outros agentes da cadeia do agronegócio, a oportunidade de monitorar as atividades agrícolas em tempo real e com precisão.”, explica.

Entre as soluções oferecidas pela startup estão a previsão imediata de chuva e de seu deslocamento nas próximas duas horas, assim como das descargas elétricas, em cada talhão da propriedade, além da climatologia. “O tomador de decisão vai ter acesso a 30 anos de dados de temperatura e pluviometria localizados, que darão uma descrição exclusiva de cada fazenda”, conta Machado.

Além disso, é possível conhecer o balanço hídrico da propriedade e suas áreas, com previsão de estresse hídrico para os três dias seguintes. “O produtor tem acesso à chuva acumulada no ciclo de produção, umidade do solo e deficiência hídrica”, diz Felipe Gustavo Pilau, engenheiro agrônomo e também sócio da WS.

Pilau ressalta que o produtor passa a ter um monitoramento diário do clima para das suporte a atividades como plantio, irrigação, aplicação de fertilizantes e defensivos e colheita, que são bastante impactadas pelas precipitações ou períodos de seca.

Segundo João Blasco, sócio da WBGI, venture builder que tem a WS em seu portfólio de investimento e gestão, o grande diferencial da startup é disponibilizar informações personalizadas para a cada propriedade, provenientes da combinação de diferentes fontes de dados atmosféricos e ambientais, tornando o que é complexo e caro, em algo simples e acessível. “O produtor rural e seus gestores passam a ter na palma de mão, de forma fácil e rápida, informações essenciais para a garantia da rentabilidade de seu negócio.”

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM