Startup brasileira usa câmera 2D para revolucionar a contagem e pesagem de bovinos de forma inovadora; tecnologia utiliza câmeras 2D e inteligência artificial (IA)
A startup goiana Gado Pesado vem se destacando e revolucionando o setor pecuário com sua solução inovadora de contagem e pesagem de bovinos, utilizando câmeras 2D e inteligência artificial (IA). Com 95% de precisão, o sistema oferece eficiência sem precedentes, substituindo métodos tradicionais e manuais por uma tecnologia ágil e acessível.
O sistema de contagem e pesagem por câmera 2D está transformando o manejo pecuário, trazendo maior eficiência, produtividade e aumento de lucros para o produtor. Utilizando inteligência artificial e câmeras de alta precisão, a tecnologia atinge 95% de precisão na contagem e pesagem dos animais, permitindo o monitoramento detalhado da evolução do rebanho.
A solução foi projetada para facilitar a gestão no campo, fornecendo relatórios automáticos e detalhados sobre o peso médio do gado e as condições do lote. Com o objetivo de melhorar o controle sobre o desenvolvimento do rebanho, o sistema permite ao produtor tomar decisões estratégicas mais rápidas e seguras, aumentando a eficiência operacional e otimizando os resultados.
Incubada no Hub Campolab, a Gado Pesado firmou parcerias estratégicas com instituições de peso como o Sistema SENAR/FAEG e a CNA, consolidando-se como uma solução confiável e relevante no mercado. Sua tecnologia captura imagens dos bovinos e, através de algoritmos avançados de IA, realiza a contagem e pesagem com alta precisão, ajudando pecuaristas a tomarem decisões mais rápidas e assertivas.
Com parceiros importantes a Gado Pesado já participou de grandes eventos e premiações, consolidando-se como uma das principais inovações tecnológicas no agronegócio. A precisão e automação da plataforma são complementadas pela facilidade de uso, eliminando a necessidade de métodos tradicionais mais caros e demorados.
Essa inovação coloca o produtor no controle total da sua operação, promovendo um manejo inteligente e oferecendo uma visão clara da evolução do rebanho, o que resulta em maior produtividade e lucratividade no campo. Com essas iniciativas, a startup vem redefinindo o uso de tecnologia no campo, mostrando que inovação e resultados podem andar lado a lado na pecuária brasileira.
Na pecuária de corte, os sistemas de visão de máquina e pecuária de precisão fornecem suporte à decisão. Eles cumprem diversas funções, entre as quais podemos citar:
- 1) Maior lucratividade;
- 2) Maior rendimento de carcaça;
- 3) Redução da mão de obra;
A importância da pesagem do gado
Identificação do tempo ideal de reprodução – Uma decisão crítica que deve ser tomada em qualquer agroindústria de produção animal diz respeito à reprodução. Com base na saúde e no peso do rebanho, é possível identificar o momento ideal para os animais se reproduzirem. Isso previne complicações, e, com os dados de peso coletados, pode auxiliar nas tomadas de decisão.
Monitoramento fácil da saúde dos animais – É fundamental manter os animais saudáveis na fazenda, o que também é uma das tarefas mais desafiadoras. No entanto, isso pode ser simplificado investindo em balanças, pois elas monitoram facilmente a saúde dos animais. Isto é, detectam a perda de peso repentina, que pode ser um indicativo, por exemplo, de uma condição de saúde.
Determinação da quantidade de ração – Você precisa pesar constantemente seus animais para verificar se eles estão saudáveis ou não. Os dados coletados após pesá-los fornecerão uma melhor compreensão de quando aumentar ou reduzir a quantidade de alimento fornecida. Os dados também podem ser usados para sugerir quaisquer mudanças na dieta ou recomendar mais nutrientes. A taxa de conversão alimentar correta possibilitará encontrar as proporções adequadas de alimentos e alcançar taxas de crescimento específicas em determinado período.
Agora você já pode pesar seu gado no pasto ou no confinamento, sem estresse, sem tronco, pensando no bem-estar animal, na produção de uma carne de melhor qualidade, na redução da mão de obra e no aumento da rentabilidade do pecuarista.
Com o uso de câmeras podemos identificar o boi sem necessidade de brincos, nem marca a fogo. Tornando a vida do criador muito mais fácil, além de reduzir a mão de obra, estresse e o tempo gasto quando se usa o método convencional (brincos e marca a fogo).
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.