A medida ocorreu em decorrência do Decreto 11.615, de 21 de julho de 2023, que determina que a caça de javalis para o controle de fauna invasora somente será autorizada pelo Comando do Exército.
A Sociedade Rural Brasileira vem a público manifestar preocupação com a publicação do boletim no Sistema de Informação de Manejo e Fauna (Simaf), datada de 18 de agosto de 2023, em que suspende as autorizações de manejo de caça de espécies exóticas como o javali. A medida ocorreu em decorrência do Decreto 11.615, de 21 de julho de 2023, que determina que a caça de javalis para o controle de fauna invasora somente será autorizada pelo Comando do Exército.
A presença de espécies exóticas como o javali na fauna e flora brasileira não só traz prejuízos ambientais como também vem gerando importantes impactos econômicos à agricultura brasileira. Destacamos ainda os sérios riscos sanitários que o javali representa para a pecuária nacional, ainda mais neste momento em que avança pelo país a retirada da vacinação contra a febre aftosa. É de conhecimento de todos que os javalis e os javaporcos são reservatórios de várias doenças, como a Peste Suína Clássica, a doença de Aujeszky e a Febre Aftosa.
Sendo assim, a Sociedade Rural Brasileira pede atenção do Ministério da Agricultura e das autoridades sanitárias para que esse impasse no controle destas espécies exóticas seja resolvido com celeridade. A burocracia e a inoperância não podem colocar em risco o status sanitário do país, o minucioso trabalho de retirada da imunização da aftosa tão pouco o rebanho brasileiro.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.