SP permitirá entrada e venda de produtos de origem animal do RS

Medida visa oferecer suporte adicional aos produtores afetados e preservar a rentabilidade dos produtores gaúchos.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo autorizou a entrada e a comercialização, no estado, de produtos de origem animal provenientes do Rio Grande do Sul, anteriormente restritos ao mercado gaúcho.

Esses produtos devem estar registrados nos serviços de inspeção municipal e estadual. A medida, regulamentada pela portaria nº 17, de 15 de maio de 2024, da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), exige também uma autorização de trânsito emitida pela Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul para o ingresso desses produtos em São Paulo.

Reconheça as variações de cores do Gir Leiteiro

Em comunicado, a secretaria informou que a decisão foi tomada após a Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL) enviar uma carta ao Ministério da Agricultura relatando os severos impactos da tragédia climática sobre os produtores gaúchos, com perdas significativas em lavouras, pastagens e na logística.

O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, destacou em nota que a medida visa oferecer suporte adicional aos produtores afetados e preservar a rentabilidade dos produtores gaúchos.

“O governo de São Paulo está comprometido em apoiar os produtores rurais do Rio Grande do Sul de todas as formas possíveis”, afirmou Piai.

Fonte: Estadão Conteúdo

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM