O animal que fica na sombra consome 10% a menos de água por dia, uma média de 3L por animal, multiplicado pela quantidade de animais é um ‘mar’ de água
A sombra em confinamento está relacionada ao bem-estar animal e à diminuição do consumo de água. Estudos da Embrapa comprovam que o uso de sombreamento artificial na criação de bovinos traz vantagens para o bem-estar animal, seu desempenho produtivo e causa menor impacto ambiental quanto ao uso da água.
A zootecnista, Táisla Novelli; o pesquisador da Embrapa, Pecuária Sudeste Júlio Palhares; e a médica veterinária, Gabriela Sartori falam sobre o assunto.
Júlio Palhares explica: “o Brasil é um país essencialmente tropical, então nas regiões Norte, Centro Oeste e Sudeste, a incidência solar é muito intensa, especialmente nos meses de verão. Sendo assim, uma tecnologia que minimiza os efeitos desta intensa radiação solar, dando maior conforto térmico aos animais e que, por consequência, impacta positivamente no desempenho deste animal, é muito bem vinda, em um país como o nosso, minimizando os efeitos do estresse no animal e trazendo melhores condições de bem estar para animal e para o meio ambiente. Além disso, o animal que fica na sombra consome 10% a menos de água por dia, o que dá em média, três litros por animal, e isso multiplicado pela quantidade de animais é um ‘mar’ de água economizada pelo produtor”.
A zootecnista, Táisla Novelli, também falou sobre a temática: “a atividade pecuarista é baseada nos custos e nos lucros, e o fornecimento de sombra para os animais não pode ser visto como um custo, mas sim como um investimento, uma vez que traz retorno, com o melhor desempenho dos animais”.
A médica veterinária, Gabriela Sartori, complementa: “hoje nós temos uma linha coberta, que é a dos animais destinados a grife de carne. São animais certificados com selo de sustentabilidade. A sombra começou a ser implantada há sete anos. Para a questão do bem-estar dos animais, é algo fundamental, e é perceptível que os animais buscam os espaços com a sombra; eles ficam ali, muito mais confortáveis, e tem um rendimento melhor também”.
Os especialistas afirmam, por fim, que uma tela de 80% de cobertura da luz solar já pode ser suficiente para a técnica citada.