A previsão indica um aumento das chuvas em toda a região, com vários dias seguidos de nebulosidade, precipitações frequentes e baixa incidência de sol.
Em novembro, a previsão indica chuvas acima da média em grande parte do Brasil, com destaque para o Centro-Sul, favorecendo a agricultura e beneficiando a safra de grãos, cana-de-açúcar e pastagens, embora haja riscos de enchentes e deslizamentos.
Centro-Oeste
A previsão indica um aumento das chuvas em toda a região, com vários dias seguidos de nebulosidade, precipitações frequentes e baixa incidência de sol. Esse padrão será mais intenso, principalmente em Mato Grosso e Goiás, devido à formação de corredores de umidade. Em algumas áreas, o acúmulo de chuva pode atingir até 200mm. As temperaturas podem variar entre 22°C e 30°C.
Norte
Em novembro, a região terá bons volumes de chuva, porém, de forma irregular. Enquanto algumas áreas podem não registrar precipitações, outras podem acumular até 260mm. A chuva será mais frequente no Amazonas, Acre, Rondônia e sul do Pará. As temperaturas também serão elevadas, especialmente em Roraima, Amapá e no norte do Pará, variando entre 25°C e 35°C.
Nordeste
A região continuará com dificuldades de chuvas ao longo de novembro, com apenas o sul da Bahia, Piauí e Maranhão registrando precipitações leves, que poderão atingir até 130mm, mas com média próxima de 100mm. As temperaturas também serão elevadas, podendo superar os 35°C.
Sudeste
A região terá pancadas de chuva frequentes, resultantes do calor e da alta umidade. Haverá alternância entre períodos quentes e amenos, com a passagem de várias frentes frias pela costa. O estado de São Paulo deve receber volumes de chuvas inferiores aos demais estados da região, com precipitações variando entre 100 e 230mm. As temperaturas irão oscilar entre mínimas de 20°C e máximas de 30°c.
Sul
As chuvas também alcançaram a região, embora não com a mesma intensidade observada no Sudeste. As precipitações podem chegar a 200mm e serão distribuídas em toda a área. Uma grande quantidade de umidade será trazida pelos ventos que sopram do mar em direção ao continente. Haverá ainda a passagem de frentes frias, resultando em quedas de temperatura, com mínimas de até 15°C.
Figura 1.
Mapa de precipitação total prevista para novembro (mm).
Fonte: INMET
Figura 2.
Mapa de temperatura média prevista para novembro (°C).
Fonte: INMET
VEJA TAMBÉM:
- Após tragédia familiar, fazendeiro constrói maior granja de suínos do mundo
- Galinha caipira: quais são as principais raças e como criá-las?
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.