Produtores plantaram 1 milhão de hectares de soja por dia na última semana. Safra segue a todo vapor, estimulada pelos atuais preços negociados.
Em ritmo acelerado no Centro-Oeste do país, o plantio da Safra 2020/2021 de soja atingiu 42% da área estimada na última quinta-feira (29/10), contra 23% da semana anterior, segundo levantamento da AgRural.
O aumento significa que os produtores brasileiros semearam, em média, cerca de 1 milhão de hectares por dia na semana passada. O avanço do plantio na segunda quinzena de outubro recuperou o atraso em relação ao mesmo período do ano passado.
O Paraná lidera o plantio, que teve grande impulso na semana do dia 22/10, mas vem diminuindo o ritmo desde a semana passada em virtude da irregularidade de chuvas e da previsão de pouco volume nesta semana.
Em contrapartida, os estados do Centro-Oeste tiveram grande evolução no semeio da oleaginosa e se aproximaram da média de cinco anos. Também aumentou aumento em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além de um início acelerado em áreas de sequeiro do Matopiba, de acordo com a AgRural.
A consultoria estima aumento de 3% na área plantada com soja na safra 2020/2021 do Brasil (37,9 milhões de hectares), que tem potencial produção em 131,3 milhões de toneladas, contra 125 milhões na safra 2019/2020.
- Uso de fertilizantes organominerais ganha espaço na cafeicultura brasileira
- Turquia vai intensificar a compra de 600 mil bovinos vivos do Brasil para frear alta da carne
- ‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
- Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização
- Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
Milho
O plantio da primeira safra de milho (milho verão) da temporada 2020/2021 chegou a 54% da área estimada para o cereal para o Centro-Sul do Brasil na quinta-feira (29/10), contra 46% uma semana antes . Depois de concluídos os trabalhos no Estado do Rio Grande do Sul e os próximos do fim no Paraná e Santa Catarina, uma semeadura agora se concentra em São Paulo, Minas Gerais e Goiás, onde uma umidade destravou o plantio.
As chuvas corretas na semana passada no Rio Grande do Sul e Santa Catarina favoreceram as lavouras plantadas, embora não tenham sido suficientes para minimizar as perdas por falta de umidade nas áreas plantadas em agosto e setembro.
Com informações do Globo Rural