Agricultor do Paraná que colheu 118,82 sacas por hectare na área dedicada ao Desafio de Máxima Produtividade fala sobre a conquista.
Cinco mil e duzentas áreas foram inscritas na 12ª edição do Desafio de Máxima Produtividade de Soja, organizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb). Agricultores de todo o Brasil superaram seus limites e provaram que é possível produzir mais, apostando em tecnologia e conhecimento.
A coroação deste belo trabalho aconteceu nesta terça-feira, 14. Em evento online transmitido pelo Canal Rural, o Cesb revelou os vencedores das categorias Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte/Nordeste e Irrigado, além do Campeão Nacional.
O campeão do Sul e nacional foi Laércio Dalla Vechia, de Mangueirinha (PR). Na área destinada ao desafio, ele conseguiu uma média de 118,82 sacas por hectare. Importante destacar que todos os vencedores obtiveram produtividades acima de 100 sacas por hectare, quase o dobro da média nacional, que é de 55 sacas por hectare.
Vechia classifica a conquista como a realização de um sonho e conta que apostou no básico para obter o bom resultado. “Resgatamos o verdadeiro plantio direto, que chegou ao Brasil em 1972 e foi amplamente divulgado em 1976. Ele tem alguns princípios básicos, como fazer rotação de cultura, raiz alternativa, diversas palhadas etc. Eu, como produtor, levo isso muito a sério. Aliado com um bom monitoramento, fiz coisas simples”, diz.
O campeão do Cesb comenta que a vitória se deu nos detalhes. “Represento vários outros agricultores que, assim como eu, acreditam que é possível colher mais. É possível colher mais sem gastar mais, fazendo o básico”, afirma.
- Você sabe por que os humanos começaram a beber leite de vaca?
- CerealCred: nova solução de crédito para associados da Acebra em parceria com a Farmtech
- Prestes a realizar o maior leilão da história do Quarto de Milha, Monte Sião Haras adquire totalidade da égua mais cara do Brasil
- Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
- Mudanças climáticas redesenham a agricultura brasileira
O segredo, segundo ele, é amor e dedicação naquilo que o agricultor se presta a fazer. “A lavoura não é só a nossa empresa, é o sustento alimentar da nossa família”, frisa.
Outros vencedores
- Irrigada: Eliseu Shaedler, de Boa Vista da Missões (RS), com 111,93 sc/ha
- Sudeste: Antônio de Oliveira, de Patrocínio (MG), com 118,63 sc/ha
- Centro-Oeste: Elton Zanella, de Campos de Júlio (MT), com 103,19 sc/ha
- Norte/Nordeste: Robert e Ernest Milla, de Baixa Grande do Ribeiro (PI), com 101,79 sc/ha
Fonte: Canal Rural e CESB