Silagem para gado: como fazer e quais são as vantagens?

Os silos podem ser construídos acima ou abaixo do solo, e o tipo de silo utilizado para a ensilagem tem grande influência na qualidade nutricional da silagem produzida, na capacidade de produção de silagem e na operacionalização do processo.

Para falar de silagem e entendermos quais são as vantagens e desvantagens de utilizá-la, é preciso que você entenda O QUE É UM SILO. Basicamente, um silo é um reservatório feito com o intuito de armazenar e conservar a silagem (que é uma forragem cortada, compactada, vedada e armazenada em silos para fermentação. Quando bem feita, o valor nutritivo da silagem é semelhante ao material de origem. Na época de seca, ela pode substituir o pasto e, por isto, é conhecida como suplementação volumosa). 

Os silos podem ser construídos acima ou abaixo do solo, e o tipo de silo utilizado para a ensilagem tem grande influência na qualidade nutricional da silagem produzida, na capacidade de produção de silagem e na operacionalização do processo.

Então, qual é a importância da silagem para a pecuária?

Silagem para gado: como fazer e quais são as vantagens?
Foto: Divulgação

A silagem é fundamental principalmente durante o período das secas, quando a pastagem natural está prejudicada pela falta das águas e de nutrientes. Com isso, os pecuaristas recorrem à silagem para suprir o cocho com a forragem armazenada, que ajuda a reduzir o custo neste momento (já que seria preciso investir na compra de grãos).

Além disso, o uso deste método poupa espaço de armazenamento dessa forragem:

  • permite ofertar animais bem nutridos ao longo de todo o ano; 
  • evita quebras na qualidade e produtividade no período das secas.

Entretanto, não é tão simples quanto parece, já que existem diversos tipos de silo para atender a diferentes necessidades.

Ensilagem

Ensilagem é uma técnica de conservação ou preservação de alimentos para uso na alimentação de animais, com grande aplicação em dietas de ruminantes. Segundo a Embrapa, a definição de ensilagem é “cortar a forragem no campo, picá-la em pedaços de 2 a 3 cm e ir colocando a forragem picada no fundo do silo. A cada camada colocada o material deve ser compactado. A compactação bem feita é um dos segredos da boa ensilagem. Ela serve para expulsar o ar de dentro da massa de forragem. A presença de ar prejudica a fermentação, e é por isso também que é importante vedar bem o silo depois de cheio”. 

E para que esse processo seja bem feito e que você obtenha sucesso com ele, é preciso que você se atente a alguns pontos e seja bem criterioso com a sua produção de silagem, como é o caso dos gases da fermentação do interior do silo, que libera micotoxinas quando existe um excesso de umidade dentro dos silos.

Para entender melhor e evitar erros durante o processo, um dos maiores consultores da pecuária de corte brasileira, João Corrêa, explica a ensilagem em vídeo. Confira: Porteira Adentro – Ensilagem de Capim

Resultado

Silagem para gado: como fazer e quais são as vantagens?
Foto: Divulgação

Após a leitura do conteúdo e do material de apoio disponibilizado ao longo do texto, esperamos que você tenha entendido a importância da silagem e de contar com a silagem no período de seca em sua produção. Dessa forma, se você conseguir seguir todas as dicas, você terá menor dependência das condições climáticas e ofertará um volumoso mais nutritivo para os animais ao longo de todo o ano, garantindo, assim, mais lucro e melhor produtividade. 

Fonte: https://blog.apecuariadeprecisao.com.br

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM