Na região Sudeste, uma nova frente fria traz consigo a expectativa de pancadas de chuva generalizadas; confira a previsão do tempo para a sua região
Ao final desta semana, o Rio Grande do Sul experimenta um alívio temporário das chuvas, pois a frente fria se afasta da região. Entretanto, a situação é diferente em Santa Catarina e no Paraná, onde volumes significativos são previstos ao longo do dia, aumentando a preocupação com possíveis transtornos, especialmente no centro de Santa Catarina, onde a chuva tende a ser mais volumosa.
Na região Sudeste, uma nova frente fria traz consigo a expectativa de pancadas de chuva generalizadas. São Paulo e a metade sul de Minas Gerais podem enfrentar volumes elevados e temporais, não descartando a possibilidade de transtornos devido às condições climáticas adversas.
No Centro-Oeste, a persistência das chuvas em forma de pancadas rápidas caracteriza o cenário climático dos últimos dias. Contudo, há uma mudança no norte de Mato Grosso do Sul e na metade sul de Mato Grosso, onde a aproximação do fenômeno, associada a uma área de baixa pressão atmosférica, pode resultar em volumes elevados e a ocorrência de temporais, acompanhados de ventos fortes, raios e granizo, especialmente no oeste desses estados.
Na região Nordeste, as chuvas persistem na faixa norte, com destaque para o aumento do volume no Maranhão e no norte do Piauí devido à influência do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Não se descarta a possibilidade de transtornos, com volumes superiores a 40 mm. Por outro lado, a maior parte da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco permanece sob a influência de um tempo firme e quente.
No Norte do país, as pancadas de chuva continuam devido às instabilidades tropicais. Destaca-se a chuva mais organizada e volumosa no Pará e no norte do Tocantins, com previsão de volumes acima dos 45 mm. A formação de uma área de baixa pressão atmosférica aumenta o potencial para temporais, exigindo atenção por parte da população local.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.