A agricultura é como administrar qualquer outro negócio: você precisa ser realista e prático na forma como o faz. Roelof Bezuidenhout lista algumas dicas cruciais para ajudá-lo.
Muito já foi escrito sobre o que torna um agricultor bem-sucedido. Muito menos, no entanto, foi escrito sobre o que torna um pequeno agricultor bem-sucedido.
Isso é uma pena, porque os diferentes tipos de agricultores operam em ambientes econômicos completamente diferentes. Agricultores maiores podem pagar por consultoria, contabilidade, tecnologia e mão de obra, e podem participar dos dias dos agricultores regularmente, enquanto essas vantagens estão muitas vezes fora do alcance do pequeno agricultor.
Apesar dessas dificuldades, alguns pequenos agricultores conseguem alcançar maior sucesso do que outros. Não há uma única razão para isso, e o sucesso depende em grande parte do caráter do próprio agricultor. Perseverança, paciência e uma boa ética de trabalho, por exemplo, são todos necessários.
Mas, além desses atributos, os agricultores devem se concentrar nas sete ações a seguir. Faça isso e você estará no caminho certo para se tornar um agricultor bem-sucedido em pequena escala.
Conheça a si mesmo
Certifique-se de conhecer seus pontos fortes e fracos, e o que você pode ou não fazer. Se você não está feliz na fazenda, você vai lutar para ter sucesso. Animais de fazenda ou colheitas que você tem um ‘sentir’. Mais importante ainda, certifique-se de que você realmente quer farmar! Caso contrário, você ficará facilmente entediado ou distraído e perderá o foco nas tarefas essenciais.
Assistir futebol na TV ou ir à cidade enquanto seu gado está sem água logo vai levá-lo à falência. Se a agricultura não é para você, nem tente.
Gerencie suas finanças com cuidado
A menos que você tenha uma renda fora da fazenda ou esteja administrando um negócio de alta rotatividade, é provável que fique sem dinheiro de tempos em tempos. E isso pode acontecer quando você realmente precisa gastar dinheiro, por exemplo, na compra de ração para seus animais. Portanto, é crucial cuidar do seu dinheiro e investir o máximo nas empresas em sua fazenda que geram mais renda.
Cuidado com as dívidas e mantenha seus gastos pessoais separados da conta da fazenda. Viva frugalmente, mas não economize nos insumos agrícolas necessários; para obter algo de sua terra, você deve investir dinheiro, bem como tempo e esforço.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
Plano
Não há nada que impeça você de sonhar grande; em algum momento, você terá que expandir para acompanhar a inflação. Mas não tenha muita pressa: a agricultura não é um assunto de enriquecimento rápido. Leve as coisas passo a passo, conforme sua empresa permite. Elabore um plano de negócios simples, enfatizando seus principais objetivos e metas, mas não tente fazer muito de uma vez.
Saiba o que está acontecendo na fazenda
A agricultura é um trabalho de 24 horas. Você tem que estar de plantão o tempo todo, caso algo dê errado. Você também precisa verificar e verificar novamente se está tudo bem antes de ir para a cama.
E esteja preparado para se levantar novamente se algo estiver preocupando você! É o seu negócio, então cabe a você ver que seus animais e colheitas estão prosperando. Perder o foco por apenas um dia pode ser desastroso.
Mantenha sua fazenda
Se há uma coisa que vai lhe custar dinheiro a longo prazo, é negligenciar maquinário e infraestrutura. É muito mais barato cuidar dessas coisas adequadamente do que consertá-las quando elas quebram ou desmoronam.
Além disso, uma avaria pode acontecer no momento mais inconveniente: quando você realmente precisa de um trator ou uma bomba, ou quando simplesmente não tem dinheiro para os reparos. Portanto, gaste tempo e dinheiro em manutenção; Vale a pena.
Antecipar problemas
Conheça sua fazenda e seu negócio o suficiente para antecipar onde podem surgir problemas para que você possa tomar medidas preventivas. Por exemplo, o gado e as culturas são suscetíveis a doenças em épocas específicas do ano, portanto, tome medidas de precaução com bastante antecedência. Outras coisas também podem dar errado. Faça anotações sobre o que observar.
Mantenha-se informado
A agricultura pode ser uma vida solitária; você pode passar uma semana ou mais sem entrar em contato com outras pessoas. Você pode desfrutar da solidão, mas isolar-se pode levar à ignorância e fazer com que você fique para trás com as últimas notícias e métodos agrícolas.
Tente participar de pelo menos alguns dias de informação aos agricultores todos os anos e converse com outros agricultores sempre que puder para saber o que eles estão fazendo. Você pode aprender com os erros, mas não há desculpa para estar desinformado.