SENAR oferece formação profissional rural gratuita em Patos de Minas, cidade tem o melhor índice de desenvolvimento municipal de Minas Gerais.
Criado em 1992 em Patos de Minas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, tem como objetivo “proporcionar uma mudança de atitude do produtor e do trabalhador rural”, segundo seus próprios idealizadores. Em linhas gerais, o trabalho dessa instituição destina-se ao fomento de ações de Formação Profissional Rural, Atividades de Promoção Social e Ensino Técnico de Nível Médio.
De acordo com o mobilizador do Senar em Patos de Minas, Helder Cunha, são mais de 300 cursos oferecidos. Ele destaca que durante este ano, a avaliação dos projetos realizados é positiva. Foram mais de 60 treinamentos e workshops ministrados na cidade e a expectativa é de que até o fim do ano, deve-se ultrapassar a marca de 80 trabalhos desenvolvidos. Através da plataforma digital todos os cursos e projetos podem ser encontrados e por lá se tem as informações necessárias para as inscrições.
- Ciências Agrárias da USP é 4ª melhor do mundo
- 5 apps para mapeamento aéreo com drones
- Senar abre 3 mil vagas para curso técnico gratuito em agronegócio
Questionado sobre os cursos mais procurados, o mobilizador da instituição ressalta que as áreas de mecanização agrícola, aplicação de defensivos, produção de café, segurança do trabalho e qualidade do leite são as campeãs.
O estudante do Senar e acadêmico em Medicina Veterinária, Igor Azevedo, acredita que o curso contribuiu muito para sua formação. “Fiz vários cursos no Senar, como Doma Racional em Equinos, Qualidade do Leite e Inseminação Artificial. Hoje estou cursando Criação de Bezerras Leiteiras. O que me motivou a estudar tanto foi a qualidade dos cursos que são gratuitos e trabalham muito a parte prática, ou seja, você tem que botar a mão na massa de verdade. Não há dúvidas que eu indicaria os cursos do Senar para outras pessoas”, relatou o estudante.
Conforme Helder Cunha, com o avanço de tecnologias no meio rural, como na agropecuária, demandam-se sempre novas habilidades e competências que possam suprir as crescentes necessidades do mercado. O trabalho do Senar entra em campo justamente para orientar e reorganizar essa demanda que é natural dos avanços tecnológicos, com isso as expectativas para o ano de 2019 são de crescimento de 10% nos projetos, cursos e treinamentos oferecidos, como tem acontecido nos últimos anos.
E aí, qual profissão do agronegócio escolher?
Pneu de soja: sustentável, econômico e totalmente renovável