Na comparação semanal, houve avanço de 2,7 pontos percentuais. Em relação a igual período da semeadura da safra passada, há leve avanço de 0,2 ponto porcentual.
A semeadura de soja 2024/25 no Brasil atingia, até ontem, 96,8% da área prevista, informou hoje a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em boletim semanal de progresso de safra. Na comparação semanal, houve avanço de 2,7 pontos percentuais. Em relação a igual período da safra passada, há leve avanço de 0,2 ponto porcentual.
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, já encerraram o plantio. Goiás (com 99,3% da área plantada); Tocantins (com 99%); Bahia (97%); Piauí (94%); Santa Catarina e Rio Grande do Sul (ambos com 91%), além de Maranhão (59%) ainda precisam concluir os trabalhos de campo.
Quanto ao plantio de milho verão 2024/25, os Estados produtores semearam 75% da área prevista até ontem, avanço de 2,8 pontos porcentuais na semana. Em relação a igual período da safra passada, a evolução dos trabalhos é de 1,5 ponto porcentual. Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Santa Catarina já encerraram a semeadrura. Goiás conta com 99% da área trabalhada, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 88%.
Quanto ao algodão da safra 2024/25, até este domingo, 12,2% da área prevista estava plantada, avanço de 4,5 pontos porcentuais ante a semana anterior e atraso de 2,5 pontos porcentuais na comparação com igual período da safra 2023/24, informa a Conab. Goiás, com 54% da área plantada, está com os trabalhos mais adiantados, seguido de Mato Grosso do Sul, com 45%. Mato Grosso, o maior produtor da fibra, semeou apenas 2,5% da área prevista.
A semeadura de arroz atingia até ontem 88,6% da área prevista na safra 2024/25, disse a Conab. Houve avanço de 2 pontos porcentuais na comparação com a semana anterior e de 3,6 pontos porcentuais em relação a igual período da safra 2023/24. Santa Catarina já encerrou o plantio. Em seguida, vêm o Rio Grande do Sul, com 99% da área plantada e, depois, Goiás, com 82%.
O plantio de feijão atingia 63,8% da área prevista em 2024/25, avanço de 3,3 pontos porcentuais na semana e de 13,8% ante igual período da safra passada. Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná já encerraram a semeadura. Santa Catarina contava com 94% da área prevista plantada, seguida do Rio Grande do Sul, com 64%, e Bahia, com 53%. O Piauí ainda não começou o plantio.
Já a colheita de feijão 2024/25 alcançava, até ontem, 7,7% da área prevista, avanço semanal de 1,5 ponto porcentual e atraso anual de 2,7 pontos porcentuais. São Paulo já colheu 85% da área, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 8%, e Paraná, com 1%.
Por fim, a colheita de trigo se encerrou no País, avanço de 1,1 ponto porcentual na comparação semanal e igual porcentual na comparação anual. Rio Grande do Sul e Santa Catarina finalizaram os trabalhos de uma semana para outra, encerrando a colheita do cereal da safra 2023/24.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Cadê os frigoríficos? Boi gordo segue a R$ 320/@, mas pode mudar
A situação reflete um período de estabilidade nas cotações do boi gordo, com os frigoríficos em posições confortáveis quanto às escalas de abate, reduzindo a pressão de compra e, consequentemente, com poucos negócios sendo realizados.
Continue Reading Cadê os frigoríficos? Boi gordo segue a R$ 320/@, mas pode mudar
Plano Nacional de Rastreabilidade é um avanço para a pecuária brasileira, diz Abiec
Para a associação, a medida vai aprimorar os controles qualidade e segurança para o consumidor e potencializar a abertura de novos mercados para a carne bovina do Brasil
Continue Reading Plano Nacional de Rastreabilidade é um avanço para a pecuária brasileira, diz Abiec
Brasil lança Plano de Rastreabilidade Bovina para todo o país após 20 anos de discussões
Rastrear a origem do gado não é conversa de hoje no mundo. No Brasil, muito menos. Mapa lança Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búbalos e diz que vai rastrear seus 230 milhões de bovinos.
Delegacias especializadas para conflitos agrários garantem ordem e protegem o campo brasileiro
A medida visa combater crimes patrimoniais e atos de violência relacionados a disputas de terras, reforçando a atuação da polícia judiciária nesses casos, através das delegacias especializadas para conflitos agrários.
Fim de ano impulsiona consumo de carne de aves no Brasil
Expectativa é que, somente no mês de dezembro, o aumento no consumo da proteína possa ser expressivo, dependendo da região do país.
Continue Reading Fim de ano impulsiona consumo de carne de aves no Brasil
Mapa irá atuar no fomento da cadeia sustentável do DF por meio do Polo de Irrigantes
A SFA-DF atuou na elaboração da lista de cadastro de produtores de associações, cooperativas e federações locais que serão beneficiados.