Semana terá rajadas de vento e chuva intensa de 150 mm; saiba onde

A partir desta segunda-feira (26), diferentes cenários meteorológicos moldarão as atividades agrícolas e cotidianas em todo o país, com rajadas de vento e chuva de até 150 mm em algumas localidades; confira a previsão

À medida que a semana se inicia, o Brasil se prepara para uma série de variações climáticas em suas cinco regiões, com direito a chuvas intensas. A partir desta segunda-feira (26), diferentes cenários meteorológicos moldarão as atividades agrícolas e cotidianas em todo o país.

Sul

Na Região Sul do Brasil, a segunda-feira (26) se inicia com tempo instável desde o sul do Rio Grande do Sul até o leste do Paraná. Espera-se o risco de trovoadas nos próximos dias, acompanhado de rajadas de vento superiores a 40km/h, o que pode impactar as lavouras e a colheita. O acumulado de chuva pode chegar a impressionantes 100 mm em cinco dias, o que pode resultar em alagamentos e aumentar a pressão de doenças fúngicas nos cultivos. Criadores de aves e suínos precisam tomar medidas para garantir a ventilação adequada nas granjas e evitar a proliferação de parasitas, especialmente devido ao clima quente e úmido.

Sudeste

Ventos marítimos ganham força na segunda-feira (26), trazendo muitas nuvens e a possibilidade de chuva em diversas áreas, principalmente no Espírito Santo, Rio de Janeiro, leste de São Paulo e leste de Minas Gerais. No entanto, no oeste de Minas Gerais, triângulo mineiro e oeste de São Paulo, o tempo firme prevalece, com acumulados menores e temperaturas máximas que podem chegar a 35ºC/37ºC, aumentando o risco de estresse térmico nas lavouras e no gado em confinamento.

Centro-Oeste

A semana começa com tempo quente e seco no norte e leste de Goiás e no Distrito Federal. Nas demais áreas da região, o predomínio também é de sol, mas o tempo abafado favorece pancadas de chuva com trovoadas à tarde. Nos próximos dias, a chuva deve retornar ao sul de Mato Grosso do Sul e centro-norte de Mato Grosso, com volumes variando entre 20 e 40 mm, o que beneficia a manutenção das pastagens e não prejudica a colheita das safras de verão. No entanto, destaca-se o calor intenso no sul mato-grossense, com máximas em torno de 40ºC, aumentando o risco de déficit hídrico e incêndios.

Nordeste

Na segunda-feira, o tempo permanece firme no centro e sudoeste da Bahia, mas chuvas passageiras são esperadas em outras áreas desse estado, além do sul do Piauí. Chuvas mais persistentes são aguardadas na faixa litorânea entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, além de quase todo o Ceará, norte do Piauí e do Maranhão. Devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), os maiores volumes de chuva nos próximos cinco dias estarão no norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará, além de Rio Grande do Norte e Paraíba. No entanto, essas chuvas intensas podem gerar transtornos nas atividades agrícolas. Apesar do tempo mais quente e seco na Bahia, as condições devem favorecer a colheita das safras de verão.

Norte

A semana inicia com instabilidade na Região Norte, especialmente no sul do Acre, de Rondônia e em partes do Amazonas e Roraima. Chuvas intensas podem atingir até 150 mm em algumas áreas, afetando as operações agrícolas. Em contrapartida, regiões como Rondônia, centro sul do Pará e Tocantins devem experimentar volumes menores de chuva, contribuindo para a umidade do ar e amenizando as temperaturas, que devem permanecer em torno de 30ºC.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM