Um novo sistema deve avançar pelo Sul do Brasil, em novembro, trazendo chuvas e levando corredores de umidade a todo o centro norte do país.
A semana será marcada por chuvas mais intensas no sul e por precipitações irregulares na faixa central do Brasil, de acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima.
De acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, as chuvas no oeste e norte do Rio Grande do Sul, neste início de semana, seguirão atrapalhando a colheita de trigo, assim como em Santa Catarina e no Paraná. Também há chance de chuvas hoje na divisa entre o Mato Grosso do Sul e o Mato Grosso e em Minas Gerais.
Ludmila afirma que as chuvas devem se intensificar entre hoje e amanhã em Santa Catarina, no sul e sudoeste do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul. O tempo fica instável também no norte de Mato Grosso do Sul, mas com chuvas mais irregulares.
Ao longo da semana, em Minas Gerais e São Paulo devem ocorrer chuvas diárias, mais nos períodos de final de tarde. Entre terça-feira (31) e quarta-feira (1), esse sistema vai ganhando amplitude e subindo pelo Brasil, chegando a Goiás, ao centro e norte de Minas Gerais, ao Rio de Janeiro e ao sul do Espírito Santo. Também pode haver pancadas em Mato Grosso durante a semana.
Entre quarta-feira (1) e quinta-feira (2) um novo sistema avança e provoca chuvas na Argentina e no Uruguai. Na sexta-feira (3) ele chega ao Rio Grande do Sul e provoca muita chuva, assim como em Santa Catarina e no oeste do Paraná, paralisando os trabalhos no campo. No sábado (4) esse sistema se desloca e avança para o oceano, muito embora levando linhas de instabilidade para a região central do Brasil, podendo gerar chuvas melhores. Já no sul do Brasil o tempo volta a ficar mais aberto.
No final de semana, Ludmila sinaliza que esses corredores de umidade avançam e devem levar chuvas ao Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, chegando a agir também áreas no Maranhão, Piauí, Tocantins e oeste da Bahia, mas levando chuvas ainda de forma irregular.
No dia 9 de novembro, um novo sistema deve avançar pelo Sul do Brasil, trazendo chuvas e levando corredores de umidade a todo o centro norte do país.
Paraguai
Ludmila afirma que haverá chuvas hoje no sul do Paraguai. Até amanhã, o sistema deve chegar às áreas de fronteira com o sul de Mato Grosso do Sul, também ocasionando precipitações. Ao longo da semana a instabilidade prossegue sobre o país e os volumes de chuvas poderão variar de uma região para outra.
Entre quarta-feira (1) e quinta-feira (2) um novo sistema ingressa no Paraguai, levando chuvas a toda parte oriental, central e a região do Chaco. Ludmila salienta que essas chuvas podem estar associadas a ventos fortes, o que reforça a atenção dos produtores.
A partir do final de semana, contudo, o tempo já deve ficar mais aberto no Paraguai, o que é bom para a continuidade dos plantios. Mais chuvas no país estão previstas a partir do dia 9 de novembro. As temperaturas, de modo geral, seguirão ainda elevadas no Paraguai em períodos nos quais há ausência de chuvas.
Fonte: Agência Safras
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.