Semana começa com veranico, que deve se intensificar a partir de quarta-feira

Temperaturas podem chegar a 38ºC em alguns pontos do país durante o veranico; Inmet alerta para baixa umidade do ar.

Os próximos dias devem ser de chuvas concentradas no extremo norte do país e veranico na parte central. A condição de uma zona de alta pressão impede a formação de nuvens na maior parte do território nacional e também eleva a temperatura. 

O veranico se caracteriza como uma temporada de subida das temperaturas durante o inverno. Com isso, os termômetros em algumas áreas, como no norte do Mato Grosso, oeste de Mato Grosso do Sul e sul de Tocantins podem chegar aos 38ºC. O calor, especialmente no período da tarde, pode intensificar a partir de quarta-feira, 24.

O tempo aberto, com pouca nebulosidade, será a tendência para quase todo o país. Essa condição e o veranico favorecem ainda mais a amplitude térmica, que é a diferença entre as máximas e mínimas. Nas primeiras horas do dia, as mínimas devem variar entre 11ºC e 15ºC na grande maioria das regiões. 

Com veranico, alerta de baixa umidade do ar 

O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que essa situação climática ajude a baixar ainda mais a umidade relativa do ar. Nessa área, a umidade deve ficar entre 30% e 20%, mas de acordo com o Inmet, pode chegar a 15% em alguns pontos. 

O aviso de baixa umidade nesta segunda, 22, vale para Rondônia, Mato Grosso, sul do Pará, Tocantins, sul do Maranhão, centro e sul do Piauí, sul do Ceará, oeste de Pernambuco, centro e oeste da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, quase todo os estados de Minas Gerais e de São Paulo, além de norte do Paraná. 

Há também possibilidade de geadas, porém nas áreas mais altas do Sul e Sudeste. A probabilidade maior fica para as regiões serranas do Rio Grande do Sul até Santa Catarina e para a Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais. 

Quanto às chuvas, a previsão é que as precipitações mais relevantes aconteçam em Roraima, norte do Amazonas, noroeste do Pará e também no Amapá. No centro do Amazonas e do Pará também há possibilidade de chuvas, porém com volumes menos significativos. Chuvas isoladas e passageiras também podem acontecer no litoral nordestino que vai do Rio Grande do Norte ao norte da Bahia, além de algumas zonas do norte do Maranhão. 

Fonte: Agro Estadão

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM