As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão as mais impactadas, com risco de alagamentos e descargas elétricas, conforme alertado pelo Inmet
Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (3), um alerta de condições meteorológicas adversas, prevendo chuvas intensas com acumulação de até 60 mm/h ou 100 mm/dia, acompanhadas por ventos fortes que podem atingir até 100 km/h.
De acordo com o Inmet, essa previsão traz risco de interrupções no fornecimento de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, representando uma ameaça à segurança em várias áreas.
Os estados que devem enfrentar as condições mais severas incluem Goiás, Minas Gerais, Sul do Pará, Paraná e Tocantins. Além disso, regiões como o Alto Paranaíba, Oeste do Maranhão, Noroeste e Norte de São Paulo, Grande Curitiba, Norte de Santa Catarina, Vale do Itajaí, Oeste da Bahia, Distrito Federal, Grande Florianópolis, Sul do Amapá, Central de Minas Gerais e Norte de Mato Grosso também poderão ser impactadas por esses eventos climáticos extremos.
Precauções recomendadas
Diante da possibilidade de rajadas de vento, o Inmet orienta que a população evite se abrigar sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e também que evite estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. O instituto recomenda, sempre que possível, o desligamento de aparelhos elétricos e do quadro geral de energia para reduzir riscos.
Em caso de emergência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou com o Corpo de Bombeiros (telefone 193) para mais orientações e suporte.
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Cavalo estressado? Veja quais os sintomas do estresse em cavalos e como tratar
- Conheça o quadriciclo que está dominando o trabalho rural e revolucionando o campo
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.