Grupo de “sem-terra” invade fazenda e promove destruição em Chupinguaia, Rondônia; propriedade possuí interdito proibitório e pedido de reintegração de posse
No começo da noite de terça-feira, 23, um grupo de sem-terra, invadiu a Fazenda Nossa senhora Aparecida, na região de Chupinguaia e promoveram destruição. De acordo com informações obtidas pela reportagem do Jornal Extra de Rondônia, nesta semana a fazenda foi palco de prisão de três policiais militares, suspeitos de fazerem parte de um grupo que fazia segurança armada para o fazendeiro.
A informação ainda dá conta que cerca de 40 policiais participaram da ação ordenada pelo Ministério Público (MP), que além dos militares prenderam três funcionários da fazenda e duas pessoas que prestam serviços ao fazendeiro, além armas e munições.
Contudo, após o cumprimento da ordem judicial, os policiais saírem do município e com isso, o grupo dos sem-terra aproveitaram a situação e invadiram a propriedade tocando o terror, expulsaram o caseiro e colocaram fogo em três casas da sede do retiro, como mostram as imagens abaixo.
Um amigo do fazendeiro disse a reportagem do Extra de Rondônia, “é um absurdo tudo isso, para fazer uma reintegração de posse, garantirem o direito de propriedade e a segurança de trabalhadores honestos e de pessoas de bem, a justiça não pode ir devido a “pandemia””.
Ele continua o seu depoimento com grande pesar, “Mas para prenderem três policiais da região, mandaram um efetivo para Chupinguaia de mais de 40 militares, servidores públicos que nesse caso puderam correr riscos de serem infectados pela Covid-19. Sinceramente, é a banana comendo o macaco. Isto está errado. Temos que nos unir mostrarmos a força do agronegócio. Produzimos alimentos e temos que ser respeitados”, disse o cidadão indignado.
- Veja o touro que surpreendeu à todos!
- Touro Nelore valoriza e chega a quase R$ 2 milhões
- 60% dos pecuaristas em atividade vão desaparecer em 20 anos
- Cota de touro Nelore é vendida por mais de R$ 1 milhão
- Raçador Backup: Touro Nelore nos deixou há três anos
- TOP 10: Melhores Touros Nelore de 2018
Por outro lado, conversamos com o proprietário ontem à noite. Segundo ele a fazenda possuí interdito proibitório e pedido de reintegração de posse até anteontem antes de prenderem os policiais.
A informação seria que a juíza cancelou a reintegração de posse após o acontecido. A desculpa do Estado para a não reintegração até o ocorrido, era que estávamos em uma situação de pandemia e que não podiam colocar os policiais em risco.
Confira as fotos da destruição
Via Extra de Rondônia