Todo o conteúdo dos cursos foram elaborados pelas equipes técnicas da empresa e possuem linguagem adaptada para o ensino a distância. Veja!
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está disponibilizando seis novos cursos gratuitos de capacitação a distância. Diante da necessidade de isolamento social, imposta pelo coronavírus, o aprendizado via EAD, ganhou notoriedade no Brasil. Diante disso, a maior e mais importante instituição do Agro, não poderia deixar de oferecer, neste momento, uma grande oportunidade de aprendizado para aqueles que querem se capacitar.
Todo o conteúdo dos cursos foram elaborados pelas equipes técnicas da empresa e possuem linguagem adaptada para o ensino a distância e para o curso específico.
Os programas compreendem diversas cadeias produtivas. Confira:
Objetivos: Conhecer a biologia das abelhas sem ferrão; conhecer e aprimorar as técnicas de manejo dessas abelhas; possibilitar a pessoas interessadas na criação a iniciarem sua atividade, seja como forma de lazer ou como fonte de renda; sanar dúvidas relacionadas à biologia e ao manejo dessas abelhas.
Público: Pessoas que estão iniciando a atividade de criação de abelhas.
Período de realização: O participante terá 30 dias para conclusão do curso, após a inscrição.
Carga horária: 12 horas.
Inscrições: Abertas (clique para acessar)
Objetivos: Identificar as características e condições mais propícias da água, do solo, da luminosidade e dos nutrientes para produção de horta; reconhecer as principais pragas e doenças que afetam as hortas; conhecer formas e recipientes interessantes e potencialmente seguros para a construção de um mini canteiro.
Público: Cidadãos e cidadãs em ambientes urbanos.
Período de realização: O participante terá 30 dias para conclusão do curso, após a inscrição.
Carga horária: 12 horas.
Objetivos: Conceituar Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC); reconhecer a importância das PANCs; listar as etapas do sistema de produção de diversas hortaliças PANC; identificar estratégias eficazes de controle de pragas e doenças em PANC; identificar as características nutricionais de diversas hortaliças PANC; conhecer receitas para introduzir as hortaliças PANC na dieta familiar
Público: Público geral interessado na produção de PANC em quintais, varandas e pequenos estabelecimentos rurais.
Período de realização: O participante terá 30 dias para conclusão do curso, após a inscrição.
Carga horária: 12 horas.
Inscrições: Abertas, mas ATENÇÃO, vagas limitadas!
Objetivos: Conhecer os princípios e a operacionalização do Manejo Integrado de Pragas – MIP; identificar as principais pragas que infestam o cultivo do pimentão; reconhecer os principais inimigos naturais; distinguir as formas de controle biológico para o manejo de pragas na cultura do pimentão; combinar formas de controle eficazes para o manejo integrado de pragas do pimentão; tirar dúvidas sobre o cultivo do pimentão.
Público: Agentes de ATER, produtores rurais, consultores em HF, estudantes de curso técnico profissional, de graduação e pós-graduação em Agronomia, Fitossanidade e Entomologia.
Período de realização: O participante terá 30 dias para conclusão do curso, após a inscrição.
Carga horária: 10 horas.
Inscrições: Abertas (até 11 de agosto de 2020)
Objetivos: Ao final desta capacitação online espera-se que os participantes sejam capazes de entender o significado dos termos ‘empreender’ e ‘empreendedorismo’; relatar a evolução do conceito de empreendedorismo; caracterizar o comportamento do empreendedor; definir empreendedorismo; conceituar gestão; descrever a importância da gestão para o empreendimento; explicar as funções gerenciais de planejamento, organização, direção e controle; conceituar modelo de negócio; assinalar a importância do modelo de negócio para empreendedorismo; entender o modelo Canvas e seus elementos integrantes.
Público: Estudantes e agentes multiplicadores, em especial, aqueles vinculados aos serviços de assistência técnica e extensão rural pública e privada, atuantes no segmento da agricultura de base familiar ecológica.
Período de realização: O participante terá 30 dias para conclusão do curso, após a inscrição.
Carga horária: 08 horas.
- Como o Biochar está ajudando a NetZero a alcançar metas climáticas ambiciosas
- STJ decide: recuperação ambiental pode afastar indenização por dano – entenda como isso impacta o produtor rural
- Sebrae Minas vai conectar cafeicultores ao mercado e a tendências de inovação e sustentabilidade durante a SIC
- Soja em Chicago tem manhã estável; leia a análise completa
- Nespresso reforça seu compromisso com a cafeicultura regenerativa na SIC 2024
Objetivos: Identificar e reconhecer os diferentes estágios de degradação das pastagens; diferenciar os processos de recuperação e renovação de pastagens para propor estratégias planejadas e definidas a partir de critérios técnicos; analisar, propor recomendações e escolher as melhores técnicas e manejos em razão da escolha da espécie forrageira.
Público: Produtores rurais, técnicos, estudantes e demais profissionais atuantes no setor agropecuário.
Período de realização: O participante terá 30 dias para conclusão do curso, após a inscrição.
Carga horária: 15 horas.
Fonte: Canal Rural