Nestes 89 anos, a Secretaria já teve muitos nomes: Agricultura; Agricultura e Abastecimento; Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio; Agricultura, Pecuária e Irrigação; Agricultura e Pecuária e Desenvolvimento Rural.
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) está completando 89 anos hoje (26/06). Ela foi criada pelo Decreto Estadual 5.970, em 26 de junho de 1935 (em anexo), durante a gestão do Governador José Antônio Flores da Cunha, como Secretaria da Agricultura, Indústria e Comércio do Estado. A pasta recebeu autonomia na década de 1950.
Nestes 89 anos, a Secretaria já teve muitos nomes: Agricultura; Agricultura e Abastecimento; Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio; Agricultura, Pecuária e Irrigação; Agricultura e Pecuária e Desenvolvimento Rural. Atualmente, é responsável por políticas públicas de auxílio institucional e técnico a produtores, além da certificação e fiscalização de diversas atividades agropastoris.
“A Secretaria da Agricultura tem papel importante no desenvolvimento do agro gaúcho e no crescimento do Estado. Toda essa história e legado foi construído pelas mãos de diversos servidores que fazem a agricultura, a pecuária e a pesquisa do Rio Grande do Sul ser referência. E nesse momento de catástrofe climática que enfrentamos, todo o nosso quadro técnico, que é extremamente qualificado, será fundamental para a reconstrução do Estado”, destaca o secretário Clair Kuhn.
Entre as ações da Seapi previstas no Regulamento Interno de 2017, estão planejar, promover, fiscalizar e executar políticas e ações de defesa agropecuária e vigilância sanitária animal e vegetal; organizar o calendário, incentivar e participar na realização de exposições, feiras e eventos; implementar políticas de certificação e rastreabilidade; propor políticas de incentivo à inovação e ao uso de técnicas de produção agropecuária e de tecnologias agroindustriais ambientalmente sustentáveis; implementar a política e coordenar os programas de irrigação e usos múltiplos da água e coordenar e executar políticas de pesquisa agropecuária.
Para executar estes objetivos, conta com sete departamentos: Administrativo (DA), Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA), Defesa Sanitária Vegetal (DDV), Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), Finanças e Execução Orçamentária (Dofin), Governança dos Sistemas Produtivos e Infraestrutura e Usos Múltiplos da Água (Dinfra). E também conta com uma subsecretaria no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, e uma instituição vinculada, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), que completou 84 anos na última semana (20/06).
Texto por Maria Alice Lussani/Ascom Seapi
VEJA TAMBÉM:
- Mais de 6.730 bovinos morrem por falta de pasto; Imagens fortes
- Campeão: Produtor colhe 270 sacas de milho por hectare e ganha destaque
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.