Seca, ondas de calor e chuvas: saiba como será o verão que começa na sexta

O Brasil se prepara para uma temporada atípica marcada por temperaturas acima da média e padrões climáticos extremos, confira como vai ser o verão que começa na sexta

Com a chegada do verão nesta semana, o Brasil se prepara para uma temporada atípica marcada por temperaturas acima da média e padrões climáticos extremos. O Climatempo anuncia que o início oficial da estação mais quente do ano será às 00h27 de sexta-feira (22), estendendo-se até 20 de março às 00h06.

O El Niño terá uma forte influência, moldando as condições climáticas ao longo do verão 2023/2024. Gilvan Sampaio, meteorologista e coordenador-geral de Ciências da Terra do INPE, destaca que o Brasil experimentará temperaturas recordes e ondas de calor, diretas consequências desse fenômeno.

Previsões por região

Oeste e Centro-Oeste:

Temperaturas acima da média, com ondas de calor esperadas até fevereiro.

Condições mais favoráveis para ondas de calor no Oeste e Sul do país entre janeiro e fevereiro.

Região Amazônica:

Chuvas abaixo da média, especialmente no Amazonas e Pará.

Gradual aumento das chuvas até março, mas ainda abaixo da média.

Sul, Sudeste e Sul da Região Centro-Oeste:

Chuvas acima da média.

Risco de eventos de chuva excessiva e tempestades, com previsão de temporais intensos entre janeiro e março.

Nordeste:

Aumento da umidade devido às condições oceânicas, afastando uma seca prolongada.

Litoral do Sudeste:

Calor mais intenso e constante, destacando-se o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Chuvas mais pontuais.

Consequências do El Niño

Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, destaca que o pico do El Niño será observado entre dezembro e janeiro, prevendo temperaturas acima da média e chuvas intensas. Vinicius Lucyrio, meteorologista do Climatempo, aponta para uma anomalia na influência do El Niño, resultando em maior umidade em regiões que normalmente seriam secas.

No geral, os especialistas concordam que este verão será caracterizado por temperaturas elevadas, ondas de calor e padrões de chuvas irregulares. Com o aquecimento global contribuindo para o cenário, o Brasil se prepara para enfrentar um período de extremos térmicos e eventos climáticos imprevisíveis. A população é aconselhada a adotar medidas de precaução diante das condições climáticas adversas esperadas para os próximos meses.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM