Ferramenta auxiliará no mapeamento de riscos naturais e ajudará no fortalecimento da prevenção e orientação de ações de proteção municipal.
O Governo de São Paulo, por meio do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, inaugurou ontem a Plataforma de Gestão de Riscos de Desastres Naturais. A nova ferramenta visa prevenir e mitigar desastres com base em informações geológicas, monitorando riscos e orientando ações de proteção em todo o Estado.
A plataforma cobrirá os 645 municípios paulistas, identificando perigos e vulnerabilidades, com foco na proteção da população e no planejamento territorial. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Municípios, 55% das prefeituras paulistas não estão preparadas para eventos climáticos extremos, reforçando a urgência desse sistema.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento também busca expandir as estações meteorológicas, especialmente para monitorar a umidade do solo, com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola.
Localizada no Núcleo de Geociências, Gestão de Riscos e Monitoramento Ambiental do IPA, em São Paulo, a plataforma utiliza dados globais e cálculos desenvolvidos por pesquisadores locais para gerar informações estratégicas que orientarão políticas públicas para um São Paulo mais resiliente frente aos desafios climáticos.
O investimento previsto para o projeto é de cerca de R$ 2,5 milhões, de um acordo entre o IPA, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio.