Cowpig faz abate certificado e se torna a primeira unidade frigorífica a conferir o selo Carne Certificada Hereford em São Paulo.
Por Tatiana Feldens
No dia 24 de setembro de 2018 o Programa Carne Pampa da Associação Brasileira de Hereford e Braford, deu mais um importante passo no mercado da carne de qualidade. Realizou o primeiro abate certificado no novo frigorífico parceiro, o Cowpig, localizado em Boituva/SP, reunindo 38 animais Hereford e Braford das Fazendas Palmares e São Roque com idade entre 0 e 2 dentes, acabamento de gordura uniforme (grau 4) e peso médio de carcaça de 226 kg.
Trata-se de uma parceria importante para a ABHB, uma vez que irá alcançar um número maior de consumidores que buscam a qualidade da carne certificada pela Associação. Além disso, com essa nova parceria, um número maior de produtores poderá participar do programa, recebendo bonificações sobre o preço de balcão pago pelo frigorífico em São Paulo.
- Sumário PampaPlus 2018 é lançado
- Braford Brasileiro: ferramenta para superar desafios
- Glossário do cruzamento Nelore
O abate foi acompanhado pela Gerente do Programa, Fabiana Freitas, e pela coordenadora, Natacha Lüttjohann, e a primeira desossa está marcada para esta quarta-feira. “Uma oportunidade única para os criadores das raças HB em São Paulo, já que os participantes terão seus animais bonificados acima do preço do mercado. Para o Frigorífico, ainda mais confiabilidade aos seus produtos cárneos, na medida em que garante a qualidade do nosso selo ao produto diferenciado que oferece ao mercado.”, adiantou.
O contrato entre a ABHB e o Frigorífico Cowpig foi assinado em 2017, e tem por objetivo a realização de serviços de certificação de carnes bovinas procedentes de animais das raças Hereford e Braford e seus cruzamentos, mediante ao(s) protocolo(s) de Rastreabilidade de Adesão Voluntária que o frigorífico tem aprovado junto à Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e homologado(s) pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Hoje, o estabelecimento disponibiliza produtos para cerca de 80% das lojas, boutiques e supermercados de São Paulo e passará a aceitar animais para serem terminados no próprio frigorífico.
Braford campeão mundial começa exportar genética