Touro figura em 1º lugar no ranking de sumário e 80% dos 10 melhores touros são filhos próprios do maior raçador Gir leiteiro que o Brasil conheceu.
É chover no molhado falar do maior touro Gir Leiteiro que a pecuária brasileira já conheceu, mas estamos aqui para dizer que ele continua destruindo recordes, único raçador na história 10 vezes líder do Ranking PNMGL ABCGIL/EMBRAPA e 9 vezes no Sumário ABCZ/UNESP. O raçador vai deixando um legado invejável na pecuária leiteira, parte desse feito é possível ver em suas filhas recordistas de produção, grandes campeãs como Fécula, Fita, Via, Valia, Virna, Filipina, dentre tantas outras doadoras de destaque, possuem excelente capacidade corporal, força leiteira evidenciada e produção de leite máxima no Gir Leiteiro e Girolando.
Sansão morreu em 2011, era de propriedade de Joaquim José da Costa Noronha, nasceu no dia 10 de março de 1996, na Fazenda Terra Vermelha e assim teve 15 anos e sete meses de uma trajetória onde acumulou títulos nacionais e internacionais. Por saber do potencial do animal a central de inseminação fez grande estoque de sêmen do animal, ainda é possível adquirir com valores bem salgados, a dose convencional está R$ 266,00 já a sexada de fêmea está avaliada em mais de R$ 2 mil reais.
O CA Sansão, lendário raçador leiteiro, foi eleito líder para produção de leite no Sumário ABCZ.
C.A. Sansão atingiu o PTA de 927.65 com 99% de confiabilidade, seguido por Casper TE Kubera (881.61) e Jaguar TE do Gavião (838.82). O PTA é a capacidade prevista de transmissão do leite em suas progênies, Sansão ainda é líder consolidado neste quesito. Olhando o ranking do sumário é possível também impressionar-se com o TOP 10 (listamos abaixo), nele sete dos dez touros são filhos diretos de Sansão, o que mostra a consistência do raçador, são eles: Casper, Gengis Khan, Astro, Famoso, Brasão, Kabil e Belur.
Melhores touros Gir Leiteiro no PTA
- C.A. SANSÃO (927.65)
- CASPER TE KUBERA
- JAGUAR TE DO GAVIAO
- GENGIS KHAN DE BRAS.
- ASTRO
- FAMOSO TE SILVANIA
- BRASAO TE KUBERA
- HABIL FIV F. MUTUM
- TANGO FIV JMMA
- BELUR TE KUBERA
“O Sansão só foi superado pelos seus filhos no ranking da Associação Gir Leiteiro, nenhum outro touro conseguiu superar e olha que difícil encontrar filhos que superassem ele, nem todos conseguem, mas com acasalamento observado em algumas vacas foi possível fazer filhas e filhos superiores ao pai. Essa tendência já foi captada no sumário da ABCGIL, que provoca uma renovação mais rápida dos touros, pois tem enfoque na utilização de touros jovens. Agora é claro que o CA Sansão é de fato um ponto fora da curva, precisamos trabalhar acasalamentos para gerar mais filhos e filhas dele pois é um touro excepcional. Eu tenho feito alguns acasalamentos com filhos dele, em linhas baixas e altas, para aproveitar seu potencial, queremos melhorar ainda mais a raça Gir Leiteiro” – José Luiz Costa, Fazenda Gramado, Corumbá de Goias – GO.
O que é PTA de touros leiteiros?
PTA são as iniciais em inglês de “Predicted Transmission Ability”, cuja tradução é “Capacidade Prevista de Transmissão”. Em resumo, é a capacidade de um touro transmitir determinadas características às suas filhas (produção de leite, qualidade do sistema mamário, aprumos, entre outras). No Brasil, a principal característica para avaliação de um touro é a produção de leite das filhas. Quando dizemos que um touro tem PTA positivo para leite, significa que é esperada em suas filhas uma produção superior à média da produção das fêmeas contemporâneas da mesma raça.
Para conferir sumário, é só clicar aqui.