
Onda de calor reduz produtividade e eleva o preço dos ovos em até 5%, segundo o Cepea
A onda de calor que atinge diversos estados brasileiros tem impactado a produtividade de várias atividades agropecuárias. Na avicultura, os efeitos já são percebidos nos preços dos ovos nos supermercados. Dados do Cepea mostram que as cotações do ovo branco avançaram 1,1%, enquanto os ovos vermelhos subiram 5%, na última semana.
O médico veterinário e gerente da linha de aves da Mig-Plus, João Elias, explica que o calor excessivo compromete tanto a produtividade quanto a qualidade dos ovos, podendo, em casos extremos, levar à mortalidade das aves. No entanto, um manejo adequado aliado a uma boa nutrição pode minimizar esses impactos.
A oferta de água fresca é fundamental para manter o bem-estar das aves. Elias explica que as aves não consomem água com temperatura acima de 25°C. Por isso, recomenda manter as caixas d’água em áreas sombreadas e monitorar frequentemente a temperatura e o comportamento das aves. “Use o dorso da mão para verificar a temperatura ao longo do dia. Sem o consumo adequado de água, as aves reduzem a ingestão de ração, aumentando as perdas e os riscos”, alerta o veterinário.
Oferecer muito alimento também não é recomendado em períodos quentes. “No calor, as galinhas consomem menos ração em comparação ao inverno, pois não necessitam de energia para manter a temperatura corporal. Ofereça até 115 gramas de ração por ave e nos horários mais frescos do dia, como pela manhã ou à noite”, explica. Outro segredo, segundo Elias, está em adequar a composição da ração. A adição de bicarbonato de sódio ajuda a equilibrar a acidez do organismo das aves e reduz a ocorrência de cascas finas, problema comum no verão.
Outro fator para manter a produção de ovos é o controle da luminosidade, já que as galinhas poedeiras precisam de 16 horas diárias de luz para regular o ciclo reprodutivo e manter o ritmo biológico. “A luz não apenas estimula a função sexual das aves, como também sincroniza o organismo, promovendo maior regularidade na postura”, conclui.
Sobre a Mig-Plus – Fundada em 1991, a Mig-PLUS é uma empresa familiar que atualmente emprega diretamente em torno de 400 colaboradores e conta com 230 profissionais técnicos/comerciais distribuídos em todo território nacional. A empresa, localizada em Casca (RS), é reconhecida pelo foco em inovação com soluções nutricionais de alta qualidade para aves, suínos, bovinos de leite e corte, equinos e peixes.
VEJA MAIS:
- Conheça as raças de cavalos mais dóceis do mundo
- As 5 carnes exóticas mais surpreendentes que os brasileiros adoram
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.