Quando e como funciona o ciclo do cio da égua

Saiba como funciona exatamente o ciclo do cio da égua e porque acontece somente nas estações mais quentes durante o ano

POLIÉSTRICA ESTACIONAL?! – A égua é considerada um animal poliéstrico estacional, ou seja, ela apresenta vários cios em uma determinada época do ano. Normalmente o cio acontece nas estações mais quentes do ano (primavera / verão), onde os “dias” são mais longos (16h / dia).

Por quê?

Isso acontece devido a necessidade de mais luminosidade para apresentar o cio. Um outro fator importante, é onde justamente nas fases mais quentes do ano em que encontramos as pastagens em seus melhores estados.

COMO ISSO FUNCIONA?

A luminosidade, inibe a glândula pineal a produzir melatonina (hormônio responsável pela regulação dos ritmos do corpo, relógio biológico e o sono), permitindo o estímulo ao hipotálamo, a produzir o GnRH (hormônio liberador de gonadotrfina).

Por sua vez, o GnRH atua na adeno hipófise provocando a liberação de LH (hormônio lutenizante) e FSH (hormônio estimulante do folículo).

o FSH estimula o desenvolvimento dos folículos ovarianos que produzem estrogênio. Com isso há um desenvolvimento máximo do folículo e consequentemente um pico de Estrogênio (estimula a receptividade da égua), próximo a ovulação, levando então a égua ao cio.

estacoes de monta egua

Fonte facebook.com/Equinocultura

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM