Saiba a vital importância do gado beber água limpa no bebedouro

A água é um nutriente de vital importância na nutrição animal, e muito importante na dieta dos bovinos.

É essencial para a vida e está presente em todos os tecidos e funções de um ser vivo, sendo o principal constituinte do corpo de um animal, podendo variar de 50 a 80% do peso vivo. O consumo diário depende de diversos fatores, como a quantidade de água contida nos alimentos da dieta, quantidade de matéria seca (MS) consumida, características dos alimentos consumidos, temperatura e umidade ambientes. Devido a esses fatores, a quantidade de água consumida por diferentes categorias animais, em diferentes situações, é bastante variável.

rubber-tank-bebedouros-1
Foto: Rubber Tank Bebedouros

Para bovinos de corte, os requerimentos de água podem ser expressos de diversas maneiras: por unidade de peso vivo, unidade de peso metabólico, unidade de matéria seca ingerida, em relação à energia ou proteína ingerida, ou em relação à temperatura ambiente.

O produtor não deveria ficar apenas preocupado com a quantidade de água, mas sim, também com a sua qualidade. Um aspecto muito importante é a limpeza periódica dos bebedouros. Não há como afirmar quantas vezes os bebedouros devem ser limpos por semana, mas o importante é que nunca fiquem sujos. Você deve ser capaz de beber a água que os bois bebem!

Saiba a vital importância do gado beber água limpa no bebedouro
Fonte: @pastagemeciencia

Já visitei uma fazenda em que a água do bebedouro estava muito limpa, sempre que mostro a foto que tirei deste bebedouro escuto o comentário: “Ah, mas devem ter limpado o bebedouro há pouco tempo!”, e respondo o que vi: “Sim, eles limpam duas vezes por semana!”.

A crença de que a água parada fica com uma temperatura mais elevada e melhora o desempenho animal não faz sentido para regiões de climas tropicais. Mesmo em regiões temperadas, aquecer a água só é justificado em casos de descongelamento. A contaminação da água de poços artesianos com sais minerais pode ser outro fator a ser estudado. Qualquer suspeita deveria logo ser esclarecida com uma análise da água.

É mais que sabido que o consumo de matéria seca está diretamente relacionado com o consumo de água, e, sendo a água suja ou de má qualidade, o consumo de matéria seca será menor, consequentemente o desempenho também. Muitas vezes o produtor gasta muito do seu tempo e dinheiro com ações que visam a melhoria de alguns pontos no confinamento, quando na verdade as falhas são muito mais basais. Isto que estamos falando somente da água, nem mencionamos conforto animal.

Fonte Beefpoint

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM