Safra de trigo bate recorde e cresce 200% nos últimos anos

Para especialista, alta se deve ao avanço das tecnologias e ao crescimento do mercado mundial; trigo no cerrado apresenta alta qualidade, aponta estudo

O Brasil é um dos poucos países do mundo com condições de aumentar a produtividade e produzir mais alimentos para atender a demanda global nas próximas décadas. Estudos apontam que o Brasil alimenta 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Para apoiar a produção nacional, o Plano Safra 2022/2023 disponibiliza R$ 340,88 bilhões em crédito rural. 

O trigo tem sido a grande aposta nacional. Com o avanço das tecnologias de plantio e o mercado mundial em alta, o mapa da produção vem se transformando. Segundo a Companhia Naci, a safra plantada do último inverno já está com 30,6% da colheita realizada, podendo chegar a 9,3 milhões de toneladas, cerca de 20% superior à última safra.

De 2017 a 2022, a safra cresceu 199,5% em volume e 58,2% em área plantada. De acordo com o especialista Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, uma das maiores empresas de fertilizantes do Brasil, “a alta se deve às novas tecnologias de manejo, juntamente à participação dos fertilizantes especiais (solo, folha e tratamento de sementes) e assim garantir o aumento do teto produtivo das culturas voltado ao abastecimento do consumo interno”.

Segundo a consultoria COGO Inteligência em Agronegócio, a área plantada deve ser a maior desde o começo do Mercosul, em 1990, quando atingiu 3,3 milhões de hectares. O preço do cereal no mercado nacional e internacional acima de US$8 por bushel animou os produtores e impulsionou esse crescimento.

“Se mantivermos o ritmo de investimentos e aprimoramento de técnicas agrícolas com desenvolvimento tecnológico, novos recordes de safra serão batidos. Isso consolida a posição de destaque do Brasil no mercado global de produção de alimentos e segurança alimentar”, conclui Leonardo.

Colheita de trigo - colheitadeira
Foto: Wenderson Araujo/Trilux

Trigo no Cerrado

O trigo produzido no Cerrado brasileiro possui alta qualidade e mostra bom rendimento no campo e na agroindústria, com características especiais que habilitam seu uso na panificação industrial. Foram estudadas 34 amostras provenientes de 12 genótipos de trigo desenvolvidos pela Embrapa e cultivados sob sistemas irrigado e de sequeiro, em cinco municípios do Cerrado Mineiro.

“Existe um enorme potencial comercial a ser explorado com o cultivo do trigo em ambientes tropicais, como o Cerrado Brasileiro”, afirma Martha Zavariz, pesquisadora de Laboratório de Qualidade de Grãos, da Embrapa Trigo. A região de Cerrado é caracterizada por não ter chuva na época de colheita, assim, os grãos são sadios com baixa atividade da enzima alfa-amilase, ou seja, não se apresentam germinados, sendo, portanto, adequados para produção de farinha para fazer pão.

Além disso, os grãos, em geral, apresentam textura dura, gerando um bom rendimento em farinha, o que é muito interessante para os moinhos em termos comerciais. “Na moagem industrial, quando os grãos são duros, a casca ou farelo separa-se mais facilmente do endosperma (parte branca do interior do grão), permitindo rendimentos mais elevados em farinha branca”, explica.

Em síntese, os dados indicam que o Cerrado possui grande potencial para se tornar uma das maiores regiões produtoras de trigo de alta qualidade no mundo. Para alcançar esse patamar, segundo o professor e pesquisador do curso de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição da Unirio Luiz Carlos Gutkoski, que atua há mais de 30 anos em estudos de qualidade tecnológica de trigo, é preciso continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento de novas cultivares de trigo adaptadas ao solo nacional e avançar em políticas públicas para incentivar a cadeia produtiva.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM