Mas a previsão pode ser “facilmente” aumentada “se tivermos bons rendimentos no Centro-Oeste e no Matopiba.
A safra de soja do Brasil 2023/24 está estimada em recorde de 162,8 milhões de toneladas, alta de 5,3% na comparação com a temporada anterior, com uma recuperação esperada na colheita do Rio Grande do Sul após a seca no ciclo passado, informou nesta segunda-feira a empresa de consultoria e gestão de riscos hEDGEpoint Global Markets.
Em relatório antecipado à Reuters, o analista Pedro Schicchi disse que a projeção para a safra que começa a ser plantada em setembro leva em conta potenciais efeitos positivos do El Niño nos Estados do Sul e impactos ligeiramente negativos nos Estados do Centro e Norte.
Mas a previsão pode ser “facilmente” aumentada “se tivermos bons rendimentos no Centro-Oeste e no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), já que o Rio Grande do Sul sozinho deve se recuperar das 15 milhões de toneladas deste ano para mais de 20 milhões de toneladas com boas chuvas”, disse o analista em relatório.
Com margens mais apertadas do que em safras anteriores, produtores deverão reduzir o ritmo do aumento da área plantada, que está estimada pela hEDGEpoint em 45,7 milhões de hectares, alta anual de 3,6%.
Na temporada anterior, o crescimento de área foi de 6,3%.
“Para a soja, temos crescimento de área, embora não tão alto quanto em anos anteriores, e uma perspectiva de produtividade moderada a favorável”, disse ele, citando produtividade média de 3,56 toneladas por hectare, ligeiramente acima da safra passada (3,51 toneladas/hectare).
Para o milho, cuja produção se concentra na colheita da segunda safra, que será plantada somente no ano que vem, a hEDGEpoint estimou uma produção total de 133 milhões de toneladas em 2023/24, ligeiramente abaixo do recorde de 133,2 milhões de toneladas de 2022/23, cuja colheita está entrando na reta final.
A área plantada total teria um crescimento de 400 mil hectares, para 22,6 milhões de hectares.
Produtores brasileiros já estão semeando a primeira safra nos Estados ao Sul.
O incentivo para plantar milho no Brasil é menor do que para plantar soja, disse o analista, em referência aos preços mais baixos, destacando que a área plantada também crescerá menos.
“Além disso, não temos uma perspectiva tão boa para os rendimentos, e os resultados de 22/23 foram espetaculares contra todas as probabilidades. Portanto, estimamos a produção em níveis similares a 22/23, mesmo com o crescimento da área, já que os resultados deste ano podem não se repetir”, avaliou.
A produtividade média foi vista em 5,9 toneladas por hectare, versus recorde de 6 toneladas na temporada passada.
Fonte: Reuters
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Vídeo viral gravado nos Estados Unidos mostra que, com manejo correto, o gado Gir — conhecido pela tolerância ao calor — também consegue enfrentar temperaturas baixas e até neve. Continue Reading Gir na neve? Vídeo viral prova que o gado zebuíno também resiste ao frio intenso A ilusão do “pasto verde” leva muitos pecuaristas a suspenderem a suplementação na época das chuvas. Entenda por que essa economia custa caro no final do ciclo e como a estratégia certa pode antecipar o abate. Continue Reading Por que cortar a ração drasticamente nas águas pode ser um tiro no pé Leilão no dia 6 de fevereiro oferece 24 lotes de cavalos Crioulos com avaliação positiva em morfologia e função. Continue Reading Mancha Crioula reúne genética selecionada em remate especial na cidade de Guaíba Tradicional distinção reconhece profissionais, entidades e produtores no dia 24 de fevereiro, em Capão do Leão, durante a Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas. As clostridioses estão entre as principais causas de morte de bovinos, e a vacinação é fundamental para reduzir essas perdas. O órgão informou que já foram registrados sete casos em granjas taiwanesas neste mês e convocou uma reunião de emergência. Continue Reading Agência de Inspeção de Saúde Animal de Taiwan detecta 7 casos de H5N1Gir na neve? Vídeo viral prova que o gado zebuíno também resiste ao frio intenso
Por que cortar a ração drasticamente nas águas pode ser um tiro no pé
Mancha Crioula reúne genética selecionada em remate especial na cidade de Guaíba
Homenagem Pá do Arroz valoriza destaques da cadeia orizícola na 36ª Abertura da Colheita
Mortalidade súbita no rebanho
Agência de Inspeção de Saúde Animal de Taiwan detecta 7 casos de H5N1





