Safra de laranja 2024/25 do cinturão citrícola de SP e MG é reestimada em 215,78 milhões

Estiagem e altas temperaturas impactam produção de laranja, reduzindo estimativa em 7%

A primeira reestimativa da safra de laranja 2024/25 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, divulgada pelo Fundecitrus nesta terça-feira (10), indica uma produção de 215,78 milhões de caixas de 40,8 kg, representando uma queda de 16,6 milhões de caixas, ou 7% a menos do que o estimado em maio.

Essa redução é atribuída ao menor tamanho dos frutos, reflexo do clima quente e seco. As condições climáticas previstas para os primeiros quatro meses da safra foram ainda piores do que o esperado, com chuvas 31% abaixo da média projetada. Além disso, as temperaturas elevadas durante o outono e inverno intensificaram a evapotranspiração, agravando a seca. O calor também acelerou a maturação dos frutos, resultando em uma colheita antecipada: em agosto, cerca de 45% da safra já havia sido colhida, quando a média histórica para o mesmo período é de aproximadamente 30%.

Segundo Juliano Ayres, gerente-geral do Fundecitrus, esta temporada é considerada atípica. Ele ressalta que a próxima reestimativa trará dados mais detalhados sobre a quarta florada. “O volume da quarta florada é muito mais expressivo nesta safra do que nas anteriores. Nas próximas semanas, faremos um levantamento de campo para avaliar o índice de pegamento e o tamanho dos frutos. Esse trabalho é essencial, pois a quarta florada ainda estava em andamento em alguns talhões durante a contagem realizada em março e abril deste ano”, comenta Ayres.

Peso dos frutos e taxa de queda

O tamanho médio dos frutos caiu de 169 gramas para 155 gramas, exigindo agora 264 frutos para completar uma caixa de 40,8 kg, 23 laranjas a mais do que o projetado inicialmente. A taxa de queda de frutos foi reestimada para 17,10%, abaixo dos 18,50% projetados em maio. A antecipação da colheita ajudou a reduzir a taxa de queda, principalmente ao minimizar perdas causadas pelo greening.

A Pesquisa de Estimativa de Safra é realizada pelo Fundecitrus em parceria com a Markestrat e professores das instituições FEA-RP/USP e FCAV/Unesp.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Fundecitrus

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM