
O crescimento vai se dar com um aumento na produção de café canéfora (conilon/robusta), enquanto a colheita de grãos arábica deve cair.
A safra de café do Brasil em 2025/26, com colheita começando em algumas poucas áreas, foi estimada em 63,8 milhões de sacas de 60 kg, aumento de 0,6% ante o ciclo passado, apontou nesta quinta-feira a Hedgepoint Global Markets, divergindo de outras casas de análises, que apontam uma queda anual.
O crescimento vai se dar com um aumento na produção de café canéfora (conilon/robusta), enquanto a colheita de grãos arábica deve cair.
Com os maiores preços do café, os produtores seguiram com maior investimento nas lavouras de canéforas, inclusive na construção de poços artesianos e de sistemas de irrigação, citou a empresa especializada em gestão de risco e execução de hedge para os mercados agrícolas e de energia.
Isso elevou a expectativa de produção na safra 25/26 de canéforas, notou em relatório Laleska Moda, analista de Inteligência de Mercado da Hedgepoint.
“Assim, enquanto em fevereiro estimávamos 22,5 milhões de sacas de conilon neste próximo ciclo, aumentamos esse volume para 24,2 milhões de sacas, elevação de 20% frente 24/25”, afirmou o relatório.
De outro lado, a Hedgepoint reduziu a estimativa para a safra de arábica de 42,6 milhões para 39,6 milhões de sacas, produção 8,4% inferior à temporada 24/25.
A redução foi reflexo do baixo nível de chuvas durante o desenvolvimento da nova safra, segundo a analista.
Fonte: Reuters
VEJA TAMBÉM:
- Comissão de Agricultura rejeita proposta de penhora de imóveis rurais para reforma agrária
- Paraná: Deral eleva projeção de safra de soja 2024/25 para 21,32 milhões de t
- Brasil e China assinam protocolo para abertura de mercado de pesca extrativa
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.