O bombardeio russo teve como alvo um dos principais produtos de exportações de KIev
KIEV (Reuters) – Drones russos atingiram instalações de grãos ucranianas no porto de Izmail, no rio Danúbio, durante a noite, no que um autoridade de alto escalão disse nesta quarta-feira ser uma tentativa sistemática de Moscou de impedir que Kiev exporte grãos para o mundo.
O vice-primeiro-ministro, Oleksandr Kubrakov, disse que a capacidade de exportação do porto foi reduzida em 15% e que 13 mil toneladas de grãos foram destruídas.
As instalações de grãos na região de Odessa, no Mar Negro, também foram atingidas na oitava onda de ataques à infraestrutura portuária ucraniana desde que a Rússia desistiu de um acordo mediado pela ONU no mês passado que permitia a Kiev enviar seus grãos através do Mar Negro.
O rio Danúbio tornou-se a principal rota de exportação de cereais da Ucrânia desde o colapso do acordo, que pretendia ajudar a enfrentar uma crise alimentar global, e Izmail é o principal porto interior da Ucrânia através do Danúbio, a partir da Romênia.
“13 mil toneladas de grãos foram destruídas pela Rússia como resultado do ataque Shahed (drone) ao porto de Izmail”, disse Kubrakov no aplicativo de mensagens Telegram. “Vários terminais e depósitos privados de grãos foram danificados, assim como infraestrutura de carga”.
Ele afirmou que os grãos destruídos tinham como destino o Egito e a Romênia, e que um total de 270 mil toneladas de grãos foram destruídas em ataques desde que a Rússia abandonou o acordo de grãos no Mar Negro.
“Só esta noite, a capacidade de exportação do porto de Izmail foi reduzida em 15%”, disse Kubrakov. “A Rússia está sistematicamente atacando silos e depósitos de grãos para impedir as exportações agrícolas.”
Os militares ucranianos publicaram fotografias mostrando pilhas de grãos sob a estrutura queimada e destruída de um depósito.
A Rússia não comentou imediatamente os ataques, mas culpa a Ucrânia e os seus aliados ocidentais pelo colapso do acordo de cereais do Mar Negro.
O governador de Odessa, Oleh Kiper, disse que o ataque à região de Odessa durou três horas e que a força aérea ucraniana destruiu nove drones russos.
“Infelizmente, ocorreram ataques nos complexos de produção e transbordo onde ocorreu um incêndio… Os danos incluem instalações de armazenamento de grãos”, afirmou Kiper no Telegram.
As defesas aéreas ucranianas disseram mais tarde nesta quarta-feira que derrubaram 11 dos 20 drones lançados pela Rússia durante a noite.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.