O feno foi entregue a produtores do Vale do Taquari, com o apoio da cooperativa Dália e prefeituras locais com a logística para a distribuição.
Produtores e agricultores de Arapoti, no Paraná, se sensibilizaram com a situação dos colegas no Rio Grande do Sul após as últimas enchentes que atingiram o Estado gaúcho, e doaram cerca de 100 mil quilos de feno para os criadores de gado leiteiro afetados pelas chuvas.
Eles doaram 160 fardos de feno com 500 quilos cada, mais 80 bolas de pré secado de média de 300 quilos cada para criadores gaúchos que foram atingidos pelos problemas climáticos ocorridos ao longo do mês de setembro, em especial no Vale do Taquari.
A ideia partiu do produtor Korstiaan Bronkhorst. Disse que vendo o noticiário dos problemas causados no Rio Grande do Sul, ele e a esposa se sensibilizaram e decidiram agir. “A gente terminou a safra de feno e falei para meus filhos sobre a ideia de fazer uma doação a esses produtores. Imediatamente os dois falaram que sim, em ajudar e fazer essa viagem para levar o feno”, destaca.
Além disso, foi feito o chamamento em um grupo de produtores da região e instantaneamente outros produtores se prontificaram a ajudar.
“Foi desta forma que a gente conseguiu um total razoavelmente grande de alimentos para o gado no Rio Grande Sul. E agora estamos organizando para levar essas doações aos produtores do Rio Grande Sul. Todo mundo ajuda, um ajuda com feno, um ajuda com frete, outro ajuda com combustível, outro ajuda financeiramente. Então, temos ajuda de várias formas”, salienta Bronkhorst.
O contato para a doação foi feito com a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando). O feno foi entregue a produtores do Vale do Taquari, com o apoio da cooperativa Dália e prefeituras locais com a logística para a distribuição. Outras viagens ainda serão realizadas.
“Isto é uma atitude muito bonita, muito elogiável e de solidariedade entre produtores de leite”, ressalta Marcos Tang, presidente da Gadolando.
Fonte: Globo Rural
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.