Organizada pelo escritório da ApexBrasil em Moscou, a rodada aproximou empresas brasileiras dos melhores distribuidores e importadores dos insumos e equipamentos para indústria alimentícia, para aumentar a participação brasileira no mercado eurasiático.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizou, em outubro, a Rodada Online Eurásia de Equipamentos, Insumos e Soluções para a Indústria Alimentícia. O projeto contou com a parceria da associação ABIMAQ e gerou resultados superiores a USD 300 mil em negócios imediatos e legou uma expectativa de USD 2,8 milhões para os próximos 12 meses.
Conforme o gerente do Escritório da ApexBrasil em Moscou, Almir Américo, “Mais importante que o volume de negócios gerados imediatamente é a contribuição da iniciativa para conectar empresas brasileiras e parceiros-chave no setor de equipamentos e insumos para a indústria alimentícia na região Eurásia. No longo prazo, esse relacionamento tende a gerar ainda mais frutos”.
Com o conflito na Ucrânia e as sanções à Rússia, muitas marcas estrangeiras deixaram o mercado, o que levou a uma escassez de oferta de equipamentos e soluções para a indústria alimentar. Essa situação gerou um aumento do interesse por parte de distribuidores e fabricantes da região por produtos de países alternativos, como o Brasil.
Esta foi a primeira rodada de negócios online com foco em insumos e equipamentos para indústria alimentícia, mas foi a décima segunda rodada de negócios online realizada pela ApexBrasil com foco na Eurásia. “Essa série de eventos online nasceu de uma estratégia contingencial do Escritório Moscou devido à pandemia Covid, mas tornou-se uma ferramenta permanente de promoção comercial com bons resultados e ampla aceitação pelos clientes”, comentou o gerente.
O sucesso da iniciativa deve muito ao trabalho criterioso de seleção de ofertantes e compradores feito pela Agência. Para a promoção do evento na região da Eurásia, foram selecionadas empresas de acordo com a compatibilidade de seus produtos no mercado da Comunidade dos Estados Independentes e a disponibilidade de materiais promocionais em língua estrangeira. Do lado da demanda local, a ApexBrasil buscou distribuidores relevantes da Eurásia, com perfil compatível com a oferta das empresas brasileiras, e , para facilitar as negociações, foram disponibilizados intérpretes de português-russo.
“Encontramos várias empresas muito interessantes para nós e imediatamente manifestamos nosso desejo de trabalhar como uma base de distribuição e ser o único representante no Quirguistão”, comentou Elena Stashenko, CEO da Technoservice.
Para o ano de 2025 estão previstos três eventos, em setores como Equipamentos Médicos; Soluções Farmacêuticas; Componentes e Equipamentos para Indústria Automobilística. Os lançamentos dos projetos serão divulgados via website da ApexBrasil e de suas entidades parceiras, bem como pela plataforma BRAEXP (https://brasilexportacao.com.br/).
Fonte: ApexBrasil
VEJA TAMBÉM:
- Cepea: Quebra de safra e preços baixos limitam rentabilidade na temporada 2023/24
- 18 mil toneladas: Paraná bateu recorde em exportação de carne suína em setembro
- Mapa e Embrapa firmam parceria com IFDC nos EUA para fortalecer inovação em fertilizantes
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.