O Grain Weevil foi desenvolvido por estudantes americanos e serve para movimentar os grãos no topo dos silos, evitando ou diminuindo as entradas nas estruturas
Ben Johnson e Zane Zents, ambos estudantes da Universidade de Nebraska, nos EUA (engenharia elétrica e ciência da computação), já estavam envolvidos com projetos de robótica quando receberam o pedido de um amigo: construam um robô para que eu ou meus filhos jamais entrem em um silo de grãos. O medo não é por pouco: os acidentes em silos nos Estados Unidos mataram 20 pessoas só em sufocamentos no ano de 2020.
Além dos acidentes, o ambiente ainda causa doença nos pulmões em trabalhadores com muitos anos de exposição ao pó dos grãos. Com o temor do amigo, os dois partiram para criar uma solução com um enorme mercado em vista: são 450 mil fazendas nos EUA com armazenagem própria de grãos.
Dois anos depois, saiu o resultado: o Grain Weevil é um robô do tamanho de um cortador de grama que se locomove no topo dos grãos armazenados através de duas roscas sem fim. Com o movimento, o grão é “remexido” e crostas ou acúmulos são dissolvidos. Melhor ver a gambiarra em ação para entender:
O robô ainda está em fase de desenvolvimento e já passou por 200 propriedades nos EUA para testes. Por enquanto, ele ainda se movimenta por controle remoto, mas a autonomia (tal qual um aspirador de pó robótico) está por vir, bem como sensores diversos para informar ao produtor a situação dos grãos.
Desde o seu lançamento, o projeto já recebeu vários prêmios e apoio de diversas entidades americanas. O robozinho foi muito bem recebido pela comunidade agrícola e tem tudo pra dar certo.
O Grain Weevil é um robô projetado para ajudar os agricultores no gerenciamento de silos de grãos, uma tarefa desafiadora e perigosa. Ele ajuda a nivelar o grão, quebrar crostas e pontes, remover o grão das paredes e empurrá-lo para um trado de extração.
Duas roscas motorizadas permitem que o robô redistribua os grãos armazenados, e uma carga de 20 minutos fornece de 90 minutos a duas horas de operação. Com autonomia iniciada por humanos, o robô opera a uma velocidade semelhante à de uma pessoa com uma pá.
Num futuro próximo, pretende alcançar o nível 2 de autonomia. Esse robô ainda está sendo implementado nos EUA e em breve deve está disponível para comercialização.
Fonte: https://www.farmfor.com.br
VEJA TAMBÉM:
- Cassio Dias, primeiro negro campeão mundial da PBR, vai investir no Agro; Veja onde
- Barrosã: Boi mais bonito do planeta também produz carne premium
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.