
O MAPA isenta-se de toda responsabilidade econômica e/ou comercial decorrente do uso das informações disponibilizadas no T-Rex).
A exportação de produtos vegetais e artigos regulamentados está condicionada ao atendimento das exigências fitossanitárias impostas pelos países importadores.
Os requisitos fitossanitários de exportação, quando conhecidos, serão disponibilizados pelo Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas – DSV/MAPA na tabela de Requisitos Fitossanitários de Exportação (T-Rex).
Os requisitos fitossanitários de exportação disponibilizados no T-Rex poderão ser apresentados nas Unidades MAPA da Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO) do ponto de egresso para fins de atendimento ao disposto na Instrução Normativa nº 177, de 16 de junho de 2016, conjuntamente aos demais documentos obrigatórios para a operação.
Contudo, alertamos que os requisitos fitossanitários disponibilizados no T-Rex poderão ser alterados a qualquer momento pelas Organizações Nacionais de Proteção Fitossanitária (ONPF) dos países importadores, sem aviso prévio, motivo pelo qual recomenda-se que os mesmos sejam previamente confirmados pelo exportador junto às autoridades fitossanitárias do país importador.
O MAPA isenta-se de toda responsabilidade econômica e/ou comercial decorrente do uso das informações disponibilizadas no sistema de requisitos fitossanitários de exportação (T-Rex).
Para contribuir com o banco de dados de requisitos de exportação – T-Rex, envie o requisito fitossanitário (permissão de Importação, cópia da legislação, regulamento ou outro documento oficial do país importador) para dsv@agricultura.gov.br.
Sistema de acesso público através do link
< https://sistemasweb.agricultura.gov.br/siarp/consultarTRex.action >
Além disso, registros de estabelecimentos e unidades de produção podem ser necessários para a exportação de certos produtos vegetais e para destinos específicos.
- Lideranças pedem apoio à Embrapa para promover a agricultura familiar indígena
- Descubra quais os cuidados que se deve ter com os currais para gado de corte
- Expozebu 2025: primeiros animais já estão em Uberaba
- Fitase na Alimentação de Aves: Tecnologia Consolidada Para Maximizar a Produtividade
- Rastreabilidade e práticas ESG mantêm diferencial estratégico do setor cafeeiro
Mais informações sobre Programas e protocolos de exportação podem ser consultados em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/sanidade-vegetal/exigencias-fitossanitarias/programas-e-protocolos-de-exportacao .
Fonte: Mapa