Zootecnista Alexandre Zadra trás a resposta com grande conhecimento do assunto e ilustrações que vão te ajudar a compreender melhor sobre a raça Canchim.
A pergunta que chegou é: “Tenho um vizinho que produz touros Canchim aqui em Goiás e gostaria de saber se esses reprodutores cobrem bem e se seria uma opção para eu usá-los sobre minhas vacas ½ sangue Caracu ½ Nelore”. (Rubens Pagnano – Jussara (GO)
Resposta do especialista:
Dentre as raças bimestiças considero o Canchim o mais adaptado delas ao clima quente, pois mesmo tendo em seu grau de sangue 5/8 Charoles e 3/8 de sangue Nelore foi desenvolvido pela Embrapa sempre buscando produtividade e certa adaptabilidade ao trópico.
Bois terminados no cocho. Filho de Canchim em vaca cruzada
Os animas tricross Canchim x ½ Angus são muito pesados à desmama e quando bois. Recomendamos que sejam castrados caso haja interesse em fornecer esses animais para programas de carne gourmet.
Bois tricross Canchim x ½ Angus abatidos aos 24 meses acima de 540 kg de PV
Novilhas Canchim x ½ Angus abatidas com 440 kg depois de 70 dias de cocho
Recomendamos que, após a desmama, os animais tricross Canchim sejam suplementados com ração, pois como seu metabolismo é adequado para um clima ameno, devemos caprichar na alimentação, já que no clima quente do verão seu apetite para ingerir forragens diminui.
Boiada Canchim x ½ Red Angus. Muito potencial de ganho de peso e carcaças pesadas
Bezerro Canchim em vaca cruzada. Carcaças compridas
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.