Simpósio de Reprodução e Genômica reuniu autoridades da reprodução bovina brasileira, juntos discutindo os possíveis rumos da pecuária brasileira.
O evento realizado pela Embrapa Gado de Corte e organizado pela Personal PEC está acontecendo no Sindicato Rural de Campo Grande e tem seu enfoque a reprodução e genômica bovina. Durante o primeiro dia de evento tivemos os minicursos que levam de forma prática e mais aprofundadas os dois assuntos principais do evento.
1° dia de Simpósio
Palestrantes:
- Athos Pastore – Androvet
- Gustavo Freneau –UFG
- Juliana Borges – Embrapa Pantanal
- Eriklis Nogueira – Instituição Embrapa Pantanal
- Luciano Penteado – Firmasa
- Ricardo Passos – Cria Fertil
- Izaías Junior – Zoetis / Grupo GERAR
No primeiro dia de Simpósio dedicado ao assunto de reprodução bovina de gado de corte tivemos seis palestrantes, em resumo foram discutidos muitos assuntos de reprodução, qualidade de sêmen, técnicas de manejo reprodutivo, técnicas de inseminação artificial, fertilidade de touros e fêmeas, precocidade das raças zebuinas e taurinas.
No final da manhã e a da tarde reuniam os palestrantes daquele período para formar uma mesa redonda de discussão para debater os assuntos tratados durante a palestra aplicados ao ambiente comercial brasileiro. Uma dos assuntos que rendeu bastante opiniões foi a opção de se usar sêmen resfriado, já que praticamente quase todo o sêmen brasileiro é congelado, vários argumentos prós e contras.
2° dia de Simpósio
Palestrantes:
- Leonardo Martin Nieto – Geneplus
- Yuri Tani Utsunomiya – UNESP
- José Bento Ferraz – USP
- José Fernando Garcia – UNESP
- Fernando Flores Cardoso – Embrapa Pecuária Sul
- Paulo Roberto Costa Nobre – Geneplus
- Adriana Santana do Carmo – UFG
No segundo dia, dedicado exclusivamente à genômica, assunto novo dentro da pecuária brasileira mas que vem norteamento muitos estudos para que o melhoramento genético brasileiro tanto de gado de corte quanto de gado de leite seja feito através da ajuda da avaliação genômica do bovino individualmente. Alguns consideram que começaremos os anos dourados do melhoramento já que com o DNA mapeado dos animais a seleção genética se dará com uma velocidade muito maior.
DEP’s Genômica
Existe um desafio muito grande na transferência e adoção dos conhecimentos de genômica na pecuária brasileira e saber como implementá-la nos programas de melhoramento genético. Vários palestrantes que o primeiro passo seria começar a inserir nos catálogos e sumários de animais as DEPs genômicas para avaliar obter uma confiabilidade maior nos animais que são adquiridos, pois através da avaliação é possível identificar o que o animal avaliado herdou dos pais e avós.
Vários palestrantes defenderam que a seleção genômica é extremamente promissora, e que as associações de criadores de todas as raças zebuinas e taurinas deveriam fazer um trabalho para que fosse obrigatório esse tipo de avaliação nos animais de pura origem incialmente, já que esses animais fazem parte dos programas de melhoramento genético brasileiro.
Sobre o REPGEN 2017
O evento foi realizado no Sindicato Rural de Campo Grande e contou com o apoio de várias empresas entre elas: Zoetis, ST Repro, Zoomix, Zebu Fertil, CRV Lagoa, Illumina, Vetmais, NeoGEN, GenePlus, MNP, UFGD, Fundect, Compre Rural, DBO e SCOT. Os organizadores do evento já estão planejando o próximo evento.