
A rentabilidade do confinamento de bovinos atinge maior patamar histórico, mas o custo de configuração pode interromper margens em 2025.
A atividade de confinamento de bovinos no Brasil vive um momento histórico de recuperação, com a rentabilidade alcançando níveis inéditos. Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o segmento registrou uma alta de 30,2% na rentabilidade em apenas 105 dias, atingindo o maior patamar desde novembro de 2020.
Esse desempenho reflete uma trajetória de quatro meses consecutivos de crescimento, após um período de dificuldades marcadas por margens negativas na primeira metade do ano.
Os pesquisadores do Cepea atribuem esse avanço às sucessivas altas nos preços dos contratos futuros do boi gordo, além de ajustes estratégicos na operação de confinamento, como manejo eficiente e controle de custos. A projeção para novembro indica uma rentabilidade máxima de 51,1%, que, se confirmada, será a maior desde o início da série histórica, em 2018.
No entanto, o otimismo vem acompanhado de um alerta. Para fevereiro de 2025, a expectativa é de uma retração na rentabilidade, influenciada pelo aumento nos custos de reposição de animais registrados nos meses de setembro e outubro. Esse cenário reforça a importância de um planejamento criterioso por parte dos confinadores, que terão de lidar com um possível aumento da pressão sobre as margens.
O momento atual representa uma janela de oportunidade para o setor, mas exige atenção redobrada às movimentações de mercado e estratégias que garantam a sustentabilidade econômica da atividade no longo prazo.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Efeitos do calor no rebanho bovino vão além do desconforto e podem incluir redução no ganho de peso
Oferta de água de qualidade e suplementação nutricional correta ajudam a minimizar impactos no desempenho dos animais.
Conheça os alimentos mais adulterados no Brasil
A adulteração de alimentos cresce no Brasil, comprometendo a segurança alimentar e enganando consumidores. Conheça os principais produtos fraudados e como identificar essas falsificações.
Continue Reading Conheça os alimentos mais adulterados no Brasil
Você sabe o que é ‘leitura de cocho’? Prática que ajuda a aumentar a eficiência produtiva de bovinos de corte terminados em confinamento
Ler e compreender o hábito alimentar e a saciedade de bovinos nos diferentes períodos do confinamento contribui para que a oferta diária de dieta seja mais precisa, o que por sua vez, contribui com ganhos em produtividade e rentabilidade operacional.
Whitebred Shorthorn: raça une rusticidade e produção de carne de qualidade
A raça se destaca pela eficiência no cruzamento, carne marmorizada, eficiência produtiva e adaptação a diferentes condições climáticas. A história exata do Whitebred Shorthorn, frequentemente chamado de White Shorthorn, é envolta em mistério, mas sabe-se que sua origem remonta ao noroeste da Inglaterra e ao sudoeste da Escócia. A raça ganhou notoriedade nos condados fronteiriços…
Continue Reading Whitebred Shorthorn: raça une rusticidade e produção de carne de qualidade
De olho na cigarrinha: como garantir a produtividade da pecuária em 2025
O controle eficiente desse inseto é crucial para garantir o sucesso do agropecuarista, especialmente em um momento de alta no preço da arroba do boi gordo.
Continue Reading De olho na cigarrinha: como garantir a produtividade da pecuária em 2025
Conheça o melhor touro Nelore da história
Ludy de Garça: “Fatalmente, estatisticamente e realmente foi o melhor Touro da História do Nelore”; afirmação é de selecionador e grande nome do Nelore brasileiro
Continue Reading Conheça o melhor touro Nelore da história