15º Leilão Realeza PO Nelore Pintado Hélio Correa de Assunção e Convidados será neste final de semana; a grandiosidade de uma raça e a tradição de um plantel em um dos leilões mais aguardados do ano.
Hélio Correa de Assunção, considerado por muitos como o Rei do Nelore Pintado e detentor de um dos criatórios mais tradicionais da raça no país, realizará nesta sexta-feira (05) e sábado (06) o 15º Leilão Realeza PO Nelore Pintado Hélio Correa de Assunção & Convidados. O evento organizado pelo criador será no Terra Nova Centro de Eventos em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. A responsável pelos trabalhos será a leiloeira Central Leilões, com transmissão do AgroCanal e Canal do Boi.
Serão leiloados touros e matrizes da raça Nelore Pintado de vermelho e pintado de preto, além de animais da cor Baeta, raro no Brasil. Para conferir os lotes acesse o site da Central Leilões.
Hélio Corrêa de Assunção vem construindo um legado de beleza e excelência genética, o criador visionário e pioneiro do Nelore Pintado P.O vem aperfeiçoando os animais pintados de vermelho e de preto há quase 50 anos, que são sinônimo de sucesso em todo Brasil. Sua crença na combinação perfeita de cor e raça resultou em animais de curiosa beleza, que não só encantam os olhos, mas também alinham todas as qualidades essenciais da raça Nelore. Um verdadeiro legado que ecoa na pecuária brasileira!
A expectativa de recordes é grande, no ano passado um dos maiores destaques do remate foi a valorização da doadora Milleny da CA (Golias da STA X Eral da CA). Hélio Corrêa vendeu a participação de 50% da matriz, que se tornou o lote mais valorizado do pregão; o pecuarista Otoniel José Pereira investiu R$ 405.000 pela cota da fêmea – prenhe do consagrado raçador Pão de Ló – valorizando o animal em R$ 810.000,00.
O remate acontece em um momento especial para a raça no país, recentemente nós publicamos um artigo monstrando que o Nelore Pintado é uma das raças que mais crescem no Brasil. O Nelore Pintado se tornou uma das raças que mais crescem no Brasil, por ser uma raça zebuína, da família do Nelore convencional, tem a vantagem de possuir uma pelagem exuberante, exótica, o que torna cada animal único, exclusivo.
“O padrão racial do Nelore Pintado para registro genealógico, características fenotípicas, é o mesmo do Nelore tradicional, branco, conforme orienta a ABCZ. No entanto, nem sempre foi assim. No início do século passado (1920) quando a raça estava sendo formada no Brasil, tinha um livro para registro de animais pintado de vermelho e outro para os pintados de preto. Atualmente, todas as variedades de coloração de pelagem: cinza, vermelho, pintado de preto e pintado de vermelho, são aceitas e considerados Nelore.” -revelou o técnico Carlos Marino.
A raça obteve ainda mais destaque durante a última edição da Expozebu, quando ganhou uma nova classe de julgamentos, o Nelore Pelagens, criado pela ABCZ. Os julgamentos avaliaram separadamente do Nelore e Nelore Mocho, foi destinado aos animais com pelagens vermelha, malhada ou pintada de vermelho, malhada ou pintada de preto, amarela, malhada ou pintada de amarelo e preta total e baeta (cinza).
Segundo dados fornecidos pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) ao CompreRural , os registros de nascimento (RGN) em 2022 foram de 5.801 animais, enquanto em 2023 foram 7.851 animais registrados, um crescimento de quase 26%. Já nos registros definitivos (RGD), foram 3.755 animais registrados em 2022, enquanto em 2023 foram 4.529, um crescimento de 17%.
Sobre a Fazenda Santa Maria do Apa
Localizada no município de Bela Vista, MS, e pertencente ao criador e selecionador Helio Corrêa de Assunção, com mais de meio século de trabalhos genéticos de melhoramento e seleção da raça; a fazenda representa um dos mais antigos núcleos de seleção do Nelore pintado, oriundo do sangue do touro Pão de Ló (1966).
Sinônimo de sucesso zootécnico comprovado com os animais Nelore Pintado de vermelho e também preto, os produtos bovinos, animais vivos, touros e matrizes P.O., bem como, sêmen, embrião e óvulos, são comercializados em todo o Brasil com a marca CA, que significa qualidade, fertilidade e precocidade, entre outras qualidades apuradas no nelore pintado.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.