A SLC Agrícola, a gigante do agronegócio, divulgou a projeção de custo médio total para a safra 2023/24 de 7,2 mil reais por hectare, queda de 10,1% frente ao orçado para a safra anterior. A área total das culturas plantadas será de 674 mil hectares.
A história da SLC, maior produtora de grãos do Brasil, está conectada ao desenvolvimento do agronegócio no país. A produtora agrícola divulgou nesta segunda-feira, 02, projeções para a safra 2023/24 que incluem expectativa de estabilidade na área plantada total, mas queda no custo médio por hectare diante de menores preços de fertilizantes e defensivos, conforme fato relevante ao mercado.
A SLC estimou projeção de que sua área plantada para a safra 2023/24 será de 674 mil hectares, praticamente estável ante a safra anterior. Considerada a empresa com maior volume de terras, ela comanda hoje 22 fazendas e produz cerca de 2,3 milhões de toneladas de soja, milho e algodão produzidas anualmente, a empresa já é hoje a maior produtora agrícola nacional. Em suma, é uma empresa que alimenta o mundo.
Em comparação à safra anterior, aumentou-se significativamente a área de algodão (15,5%), pois a cultura apresenta boas margens. Reduziu a área plantada do milho que migrou para o algodão, em função das margens mais baixas.
A redução da área de milho também propiciou o aumento de outras culturas como trigo, semente de braquiária, feijão mungo e gergelim, dentre outras. Também terá uma pequena redução na área da cultura da soja de 2,9% (comercial + soja semente).
A seguir demonstramos a nossa estimativa de área plantada para a safra 2023/24:
A empresa afirmou que aumentou “significativamente” a área do algodão, pois a cultura apresenta boas margens, e que parte dessa elevação veio da migração de área de milho. “A redução da área de milho também propiciou o aumento de outras culturas como trigo, semente de braquiária, feijão mungo e gergelim, dentre outras“, disse a SLC.
Queda dos custos da safra 23/24 do Rei do Agro
A companhia divulgou que a projeção dos custos por hectare orçados para a safra 2023/24 apresentam 10% de queda em relação ao orçado da safra 2022/23, alcançando assim o custo médio total de 7,2 mil reais por hectare.
“Essa queda reflete principalmente o declínio dos preços dos fertilizantes e defensivos que possuem uma forte correlação com os preços das commodities”, disse a SLC. Todas as principais culturas apresentaram projeção de recuo no custo em comparação à última safra.
Produtividade esperada
A SLC também divulgou projeções de produtividade para a safra 2023/24, com expectativa de aumento de 0,9% na colheita de soja ante o orçado para a safra anterior, para quase 4 mil kg por hectare. Para o milho segunda safra, a empresa espera uma queda de 1,3%, para 7,6 mil kg por hectare.
No caso do algodão em pluma, a primeira safra deve ter aumento de 3,6% na produtividade, para quase 2 mil kg por hectare, e a segunda safra, aumento de 1,3%, a 1,9 mil kg por hectare. Já a produtividade do caroço do algodão deve subir 0,2%, para 2,4 mil kg por hectare.
Conheça o Ciclo de Produção da SLC
O ciclo de produção se inicia no planejamento estratégico com base no cenário nacional e internacional de commodities agrícolas atuais e futuras. As definições estratégicas norteiam a elaboração do planejamento agrícola de cada ano, no qual são definidos todos os insumos necessários para a safra, dentro das peculiaridades de cada cultura.
Após a aquisição e entrega dos insumos nas Fazendas, inicia-se a execução das operações agrícolas, como o preparo do solo, a semeadura, adubação, controle de pragas, doenças, plantas daninhas e colheita.
A SLC tem o sonho grande de “impactar positivamente gerações futuras, sendo líder mundial em eficiência no negócio agrícola e respeito ao planeta”. “Estamos trabalhando para ser referência no nosso negócio e ser líder mundial no negócio agrícola com alta produtividade, baixo custo de produção e alta eficiência de recursos naturais”, afirma Aurélio Pavinato, CEO da SLC Agrícola.
Compre Rural com algumas informações da Reuters e Comunicado da SLC Agrícola
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.