A maior produtora mundial de celulose, referência em bioprodutos a partir do eucalipto, está utilizando uma tecnologia da NASA, empregada em missões espaciais para Marte, nas análises de solo e folhas em suas áreas florestais.
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, está aplicando uma tecnologia inovadora utilizada pela NASA em missões espaciais para Marte. Desde 2021, a empresa emprega a espectrometria de fluorescência de raios-X (XRF) em suas áreas florestais, sendo pioneira no uso desse método na silvicultura.
Conforme os dados divulgadas pela empresa, apurados pelo Compre Rural, a técnica já permitiu a análise de mais de 10 mil amostras de solo e folhas de eucalipto, acelerando o processo de estudo químico e proporcionando maior eficiência nas operações florestais.
Inovação e sustentabilidade no campo
O equipamento de espectrometria de raios-X consegue qualificar e quantificar os elementos químicos presentes em solos e folhas em menos de um minuto, uma economia significativa de tempo quando comparada aos métodos convencionais de laboratório, que podem levar até 30 dias para fornecer resultados. Além disso, o uso dessa tecnologia permite uma redução de 80% no uso de reagentes químicos e diminui as emissões de gases de efeito estufa, devido ao menor transporte de amostras e à redução das operações de coleta.
Luiz Felipe Mesquita, pesquisador de manejo florestal da Suzano, destaca os benefícios da adoção dessa inovação: “Essa tecnologia tem mostrado excelentes resultados para a silvicultura, proporcionando mais sustentabilidade e dados que tornam o setor mais eficiente.” Ele reforça o conceito de inovabilidade — a união entre inovação e sustentabilidade — como diretriz da Suzano na busca por soluções tecnológicas que contribuam para o futuro do setor.
Economia e ampliação da área de análise da Suzano
Com o uso do XRF, a Suzano tem realizado mais de 15 mil análises anuais de solo e planta, gerando uma economia de R$ 1 milhão por ano. A meta da companhia é que 100% das análises das áreas florestais, que somam 1,6 milhão de hectares, sejam realizadas por meio dessa tecnologia até 2025.
Com o uso do XRF, a Suzano tem realizado mais de 15 mil análises anuais de solo e planta, gerando uma economia de R$ 1 milhão por ano.
A técnica, desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Lavras (MG), vem sendo aplicada nos laboratórios da empresa em Aracruz, no Espírito Santo, e agora se expande para novas áreas em São Paulo e Mato Grosso do Sul. “Com essa técnica mais rápida e barata, vou poder aumentar a quantidade de dados e expandir o estudo para uma área maior,” explica Mesquita.
Mesmo com a adoção dessa inovação, a Suzano continua a usar métodos tradicionais de análise para validar e complementar seu banco de dados, garantindo maior precisão nos modelos preditivos de fertilização e manejo florestal.
Impacto positivo no agronegócio
A iniciativa da Suzano é um exemplo de como o uso de tecnologias avançadas pode transformar o setor florestal, oferecendo mais agilidade, eficiência e sustentabilidade. Com essa abordagem, a empresa se mantém na vanguarda da inovação, contribuindo para um futuro mais sustentável e alinhado às necessidades do agronegócio brasileiro.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Carrefour diz que veto à venda de carne do Mercosul vale só para lojas da França
O grupo também ressaltou que não haverá mudanças nas atividades da companhia em outros países, incluindo o Brasil.
Continue Reading Carrefour diz que veto à venda de carne do Mercosul vale só para lojas da França
IA pode elevar comércio global em 14 pontos percentuais até 2040, diz OMC
A organização projeta que a adoção de inteligência artificial pode reduzir custos, melhorar a produtividade entre setores e reconstruir padrões tradicionais do comércio global.
Continue Reading IA pode elevar comércio global em 14 pontos percentuais até 2040, diz OMC
Como se preparar para a chuva na lavoura de soja?
Chuvas fortes na segunda quinzena de novembro impulsionam o crescimento das lavouras de soja e mantêm o solo úmido para a safra.
Continue Reading Como se preparar para a chuva na lavoura de soja?
BRF adquire fábrica de alimentos processados na China
De acordo com a companhia, serão investidos cerca de 460 milhões de reais, sendo 250 milhões de reais na aquisição e o restante em capex.
Continue Reading BRF adquire fábrica de alimentos processados na China
Conheça as 10 maiores raças de cachorro do mundo
Confira a lista das maiores raças de cães do mundo, destacando suas características principais e diferenças em tamanho, comportamento e função histórica. Os cães, além de serem os melhores amigos do homem, apresentam uma incrível diversidade de tamanhos, formas e personalidades. Algumas raças, em especial, se destacam pelo seu porte imponente e tamanho impressionante. Confira…
Continue Reading Conheça as 10 maiores raças de cachorro do mundo
Morre a lenda, um dos maiores nomes do Gir Leiteiro no Brasil
Um dos mais importantes touros Gir Leiteiro da CRV Lagoa, faleceu, deixando um legado inigualável no melhoramento genético e na produção leiteira do Brasil. A pecuária leiteira brasileira perdeu um de seus gigantes. Fulminante FIV CAL, um dos mais importantes touros Gir Leiteiro da CRV Lagoa, faleceu, deixando um legado inigualável no melhoramento genético e…
Continue Reading Morre a lenda, um dos maiores nomes do Gir Leiteiro no Brasil