Novo caso foi identificado em uma ave silvestre da espécie Trinta-Réis-de-Bando em Guaraqueçaba, no litoral do PR, cidade que registra seu segundo foco da doença.
O Brasil registrou mais um caso de Influenza aviária de Alta Patogenicidade (IAAO-H5N1), elevando o total de ocorrências para 62.
Segundo a plataforma de atualização da Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o novo caso foi identificado em uma ave silvestre da espécie Trinta-Réis-de-Bando em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, cidade que registra seu segundo foco da doença.
Com essa ocorrência o Estado maior produtor nacional de frango registra sete casos, tendo sido confirmado o vírus em aves silvestres nos municípios de Antonina (Trinta-Réis-Real), Pontal do Paraná (Gaivota-Maria-Velha e Trinta-Réis-de-Bando e Trinta-Réis-Real) e Paranaguá (Trinta-Réis-Real).
Maior exportador mundial de carne de frango, o Brasil enfrenta, até o momento, apenas a suspensão nas compras por parte do Japão para a proteína e seus derivados provenientes do estado do Espírito Santo, devido a um caso de gripe aviária em uma ave doméstica na cidade de Serra.
É importante ressaltar que essa medida adotada pelo governo japonês é contrária a orientação da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA)., que recomenda embargos somente quando a doença é detectada em produções comerciais, e não em casos isolados como esse.
Fonte: O Presente Rural
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.