Capacidade nacional de confinamento atingiu um novo recorde de todos os tempos O pesos da carcaça do macho atingiu 353,3 kg, um novo recorde!
A Meat and Livestock Australia (MLA) divulgou seu resumo de alimentação de lotes de dezembro de 2021 na semana passada, com os resultados revelando a força atual da indústria de alimentação de lotes do país.
Pelo décimo sexto trimestre consecutivo, foram mais de 1 milhão de cabeças de gado que foram suplementadas com a utilização de grãos, confinamento ou semiconfinamento. Enquanto isso, 50% de todo o gado abatido neste trimestre veio de confinamento e 54,5% de toda a carne bovina australiana foi alimentada com grãos – um novo recorde para o setor.
De acordo com o relatório do MLA , esses números demonstram que o setor de confinamento forneceu à cadeia de suprimentos um produto contínuo, apesar da reconstrução limitar o gado disponível para abate.
Neste trimestre, a capacidade nacional de confinamento – o número de bovinos enviados para terminação neste sistema – atingiu um novo recorde de 1.453.580, com os novos lotes vindo em grande parte de confinamentos em New South Wales (NSW). Ao mesmo tempo, a utilização – o número de bovinos atualmente em confinamento como porcentagem da capacidade – aumentou 3% no trimestre, atingindo 80%.
Esse aumento simultâneo na capacidade e na utilização, tem apontado que as novas instalações que estão sendo construídas vem sendo preenchidas sem dificuldades. Isso aponta para uma grande expansão na utilização do sistema, por vários fatores!
Durante o trimestre de dezembro de 2021, 766.967 bovinos entraram no setor de confinamento – demonstrando que, apesar dos altos preços de venda e oferta apertada, os confinamentos conseguiram obter gado, continuou o relatório.
O número de bovinos na Austrália Ocidental (WA) aumentou 40%, para 40.193 cabeças. Isso está de acordo com as tendências sazonais históricas, pois, devido ao clima mediterrâneo do estado, mais gado é enviado para alimentação no cocho, ou confinamento, no verão e no início do outono, quando a qualidade das pastagens cai.
A presidente da Associação Australiana de Alimentadores de Lote, Barb Madden, disse que os números representam um marco emocionante para o setor.
“Embora os resultados sejam indicativos das atuais condições comerciais e movimentos de oferta, eles também refletem a capacidade do setor de alimentação de lotes de atender consistentemente à demanda dos mercados doméstico e internacional por carne bovina de qualidade alimentada com grãos”, disse Madden.
O aumento da proporção de bovinos abatidos provenientes de confinamento levou a novos recordes de peso de carcaça masculina na maioria dos estados. “O preço OTH do boi alimentado com grãos de 100 dias em Queensland teve uma média de 723,04c/kg cwt no trimestre de dezembro. Esta foi a primeira vez que este indicador atingiu níveis acima de US$ 7”, disse Bignell.
- UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
- Mapa firma convênio de R$ 21 milhões para defesa agropecuária no RS
- Calor no Sul e chuva no Centro-Oeste e Norte: confira a previsão do tempo
- Fatores que devem fazer esta safra a maior da história
Os pesos das carcaças dos machos na Tasmânia e Queensland excederam 350 kg/cabeça em 352 kg e 353,3 kg, respectivamente. Os pesos das carcaças dos machos nacionalmente foram de 343,1kg/cabeça. WA – estado com tradicionalmente o gado mais leve – ainda registrava pesos acima de 300kg a 308kg, um salto de 10kg para o trimestre. Os pesos nacionais das carcaças femininas foram de 279,7 kg/cabeça – não tão altos quanto os 280,6 kg registrados no primeiro trimestre de 2021.
Resumo dos números
– trimestre a trimestre, o gado nacional em ração atingiu 1.159.991 cabeças – um aumento de 40.898 cabeças no trimestre
– o número de bovinos alimentados em NSW aumentou 28.608 – cabeças, ou 9,5%, para 330.977 cabeças
– o número de bovinos alimentados na SA aumentou 7.769 cabeças (21,4%), para 44.096 cabeças
– o número de bovinos alimentados em WA aumentou 11.359 cabeças (39,4%), para 40.193 cabeças
– Victoria registrou uma diminuição no número de gado na alimentação, com números caindo 6.008 cabeças (9,8%) para 55.326 cabeças.