Uma boa notícia para os produtores de soja é a previsão de chuvas para a última quinzena deste mês; confira a previsão
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou recentemente que a semeadura da soja na safra atual ainda está ligeiramente atrasada, com 98,9% da área plantada. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, a diferença é mínima, sendo registrado um índice de 99,2% em 2023. No entanto, o cenário é otimista em alguns estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Paraná, que já iniciaram a colheita, totalizando 1,7% da área, indicando um avanço significativo em relação aos 0,6% registrados no ano passado.
Uma boa notícia para os produtores de soja de norte a sul do país é a previsão de chuvas para a última quinzena deste mês. Essas precipitações são esperadas em praticamente todas as regiões produtoras, beneficiando o desenvolvimento da oleaginosa. Esse cenário é especialmente positivo para as lavouras que foram semeadas mais tardiamente e para áreas que passaram por replantio. A previsão indica um volume de precipitação que ultrapassa os 100 mm no Matopiba e nas regiões Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste.
Entretanto, é necessário atenção em algumas regiões específicas devido à restrição hídrica e estresse térmico. No oeste de Mato Grosso do Sul, sudoeste de Mato Grosso, Roraima e Pará (Santarém/Paragominas), a previsão é de chuvas mais escassas, em torno de 40 mm, acompanhadas de temperaturas máximas entre 36 ºC e 40 ºC.
Diante desse panorama, os produtores são aconselhados a ficarem atentos às janelas de tempo firme. Esses períodos são cruciais para a realização do manejo e tratamento fitossanitário, visando evitar o surgimento de doenças fúngicas e a infestação de pragas como mosca-branca, lagartas, percevejos e cigarrinhas. O planejamento e a execução dessas práticas são essenciais para garantir uma colheita saudável e produtiva.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.