A combinação de uma área de baixa pressão e um cavado meteorológico cria condições propícias para eventos climáticos severos, incluindo chuvas intensas, raios e potencial para queda de granizo; confira a previsão
Uma nova frente fria se aproxima do Sul do Brasil, trazendo consigo a perspectiva de uma semana de instabilidade e chuvas intensas. Segundo informações da Climatempo, a região poderá enfrentar precipitações significativas, com acumulados entre 100 e 150 milímetros, podendo ultrapassar os 200 milímetros em alguns pontos, até o próximo domingo (7).
Além das fortes chuvas, há previsão de temporais acompanhados por granizo e rajadas de vento, especialmente no estado do Rio Grande do Sul a partir de domingo. A combinação de uma área de baixa pressão e um cavado meteorológico cria condições propícias para eventos climáticos severos, incluindo chuvas intensas, raios e potencial para queda de granizo.
O alerta já se inicia nesta quarta-feira (3), com risco de temporais na fronteira com o Uruguai, devido à proximidade da frente fria. Na quinta-feira (4), o tempo fica instável no Rio Grande do Sul, com chuvas ao longo do dia, e na sexta-feira (5), as pancadas de chuva mais fortes devem se concentrar nas áreas próximas a Santa Catarina.
Entretanto, as autoridades meteorológicas destacam o domingo (7) como um dia de alto risco, com a possibilidade de temporais severos em extensas áreas da região sul. Esta situação se mantém até segunda-feira devido à sequência de frentes frias e outros sistemas meteorológicos.
Diante desse cenário, é importante que a população esteja atenta aos avisos da Defesa Civil e mantenha-se informada sobre as atualizações meteorológicas. Recomenda-se evitar áreas de risco durante as fortes chuvas, garantindo a segurança de todos.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.